Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Moqueca de peixe com camarõezinhos

Moqueca de peixe com camarõezinhos

MoquecaComCamaroes_CozinhandoPara2ou1

Em quase 3 anos e meio de CP2ou1 eu nunca tinha publicado uma receita de moqueca. Aliás, em mais de 34 anos de vida, eu nunca tinha preparado, sozinha, uma moqueca. Antes tarde do que nunca, não é mesmo? 🙂

Aproveitei a desculpa de pensar em receitas alternativas ao bacalhau para a Páscoa e acabei chegando a ela. Uma variação super saborosa e bem fácil de preparar do que o tradicional peixe (mesmo com os camarões, já que esses pequenininhos costumam ser mais baratos)

Se você, como há até bem pouco tempo eu, ainda não tiver experimentado fazer essa delícia em casa, sugiro fortemente que aproveite a oportunidade. Prato bonito, super brasileiro e que costuma agradar sempre. Garanto que vão pedir bis.

Moqueca de peixe com camarõezinhos

300g. de peixe firme (cação, badejo, robalo, dourado)
150g. de camarões pequenos
1 limão espremido
1 cebola média cortada em meias rodelas
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pimentão grande (ou dois pequenininhos — usei um vermelho e um verde) em rodelas
2 tomates em cubinhos
130g. de extrato de tomate (1 latinha)
200ml. de leite de coco
1 colher de sopa de coentro picadinho (se você gostar, pode colocar mais)
Azeite de oliva, sal e pimenta a vontade

Comece lavando bem os ingredientes e picando-os de acordo com as instruções da lista acima. Tempere o peixe e o camarão com limão, sal e pimenta do reino, cubra com plástico filme e deixe-os descansar na geladeira.

Aqueça uma panela com fundo grosso e coloque o azeite para esquentar também. Em seguida, junte a cebola e o alho para refogar até começarem a dourar. Coloque 1 colher de sopa do dendê e a pimenta dedo de moça (se não gostar muito picante, retire metade ou o total das sementes). Misture e adicione o pimentão e mexa novamente.

ComoFazerMoquecaDePeixe_CozinhandoPara2ou1

Quando os pimentões estiverem macios, acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais uma vez. Assim que começar a juntar água no fundo da panela, arrume os pedaços de peixe e cubra-os com o extrato de tomate, o leite de coco, o coentro e a outra colher de dendê. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos com a panela tampada.

Após os 15 minutos, junte os camarões, mexa delicadamente para que sejam cobertos pelo molho e tampe novamente para cozinhar por mais uns 3 minutinhos.

Em seguida, sirva a sua moqueca com arroz branco e/ou algum acompanhamento de batata (purê, ao murronoisette, rústica, frita, palha etc.)

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram