Você está aqui:  / Air fryer / Peixes e frutos do mar / Fish and chips mais leve (peixe com fritas na air fryer)

Fish and chips mais leve (peixe com fritas na air fryer)

FishAndChipsMaisLeve_CozinhandoPara2ou1

Apesar de ser apaixonada pela Grã-Bretanha, nunca fui à terra da rainha. Mas durante minha temporada no velho mundo, experimentei algumas versões do “Fish and chips” (peixe com fritas), um dos pratos mais famosos da Inglaterra, com diversos tipos de peixes, casquinhas mais ou menos crocantes, batatas industrializadas ou rústicas, acompanhadas de vários molhos…

Como não conheço a receita original, resolvi fazer em casa a minha interpretação deste prato. E, para diminuir um pouco a quantidade de calorias da preparação, usei a fritadeira a ar ou air fryer. Como não temos o óleo da fritura, empanei o peixe como a milanesa para facilitar o processo na air fryer. Fora isso, acho que respeitei as tradições. Acho. 😉

Para o “fish”:
300g. de peixe branco fresco (pescada, haddock ou o tradicional bacalhau fresco — que eu nunca vi por aqui)
1 limão (de preferência do siciliano)
1 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara de fubá
1 pitada de ervas finas desidratadas
1 colher de sopa de páprica defumada ou doce
Sal e pimenta do reino a vontade
1 ovo

Para as “chips”:
3 batatas médias
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte o peixe em tiras e tempere com meio limão, sal e pimenta do reino.

Em um prato ou refratário, misture a farinha de rosca e o fubá e tempere com a páprica, as ervas, sal e pimenta do reino. Em outro prato ou refratário, quebre o ovo e bata-o com um garfo até espumar. Pegue cada pedaço de peixe, passe pelo ovo e depois empane com a mistura de farinhas. Vá colocando em um refratário ou prato (eu forrei com papel toalha, mas nem precisava).

Preaqueça a air fryer por 5 minutos em 200ºC e depois coloque os pedaços de peixe empanados na gaveta por 15 minutos em 180ºC. Com cuidado, vire os pedaços, retornando a gaveta por mais 15 minutos em 180ºC. Retire-os e mantenha-os aquecidos (no forno ligado no mínimo ou no microondas).

ComoFazerFishAndChipsMaisLeve_CozinhandoPara2ou1

Enquanto isso, lave as batatas e descasque-as. Até descascar todas, mergulhe as já descascadas em uma tigela com água e 1 colher de sopa de sal. Corte os palitos (usei um cortador de legumes, mas dá para cortar com uma faca afiada) e mergulhe-os novamente na água para que não escureçam.

Enxugue os palitos de batata com um pano de prato limpo. Retorne os pedaços de batata à tigela seca, regue-os com 1 colher de sopa de azeite e misture para envolver todos os pedaços. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e coloque-os na air fryer por 18 minutos em 180ºC — pause na metade do tempo para misturar as batatas. Se as batatas ainda não estiverem tostadinhas, acrescente mais 5 minutinhos.

Arrume os pedaços de peixe em um refratário. Retire as batatas já douradas e arrume-as também no refratário. Sirva acompanhados da outra metade do limão e Molho tártaro light (clique no LINK para acessar a receita completa) ou um Purê de ervilhas (clique no LINK para acessar a receita completa). E, se possível, deguste com uma cerveja escura Guinness para ficar ainda mais típico. 😉

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Adelaide

    /

    Estou aprendendo a usar airfry para além da batata frita e gostei muito da receita, irei testar. Gratidão.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram