You are here:  / Doces, bolos e sobremesas / Pavê delicioso da Vó Nair

Pavê delicioso da Vó Nair

PaveDeliciosoDaVoNair_CozinhandoPara2ou1

A história desta receita na minha família é engraçada: ela começou quando meu tio encontrou na rua um papel com ela impressa em mimeógrafo — se você tem menos de 30 anos, joga no Google e descubra esta maravilhosa técnica de reproduzir documentos. 😉

Pena para quem a perdeu, porque este pavê é realmente delicioso e, com o tempo, foi ganhando os toques especiais da vó Nair nos almoços de domingo até virar a sobremesa oficial das ceias de Natal. Só que aí ela se foi e ninguém nunca mais tinha feito (ou comido!) este doce na família.

Por aqui, o dia já começou gostoso… receitinha da vó Nair, direto do caderno dela. Se pra ela é BOM, eu acredito. 😋💟 

Uma foto publicada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

Neste último Natal, resolvemos que o luto já havia passado e eu fiquei responsável por fazer a receita pela primeira vez. O mais engraçado é que até parecia que eu conseguia ouvir os comentários e palpites da minha vó enquanto preparava cada passo, de tão explicadinhos que estavam com as palavras dela escritas no caderno que eu herdei. <3

Sim, ficou lindo e uma delícia — e garantiu a famosa piadinha com o meu próprio tio assumindo a pergunta “É pavê ou pa comê?”. 😉

Pavê delicioso da Vó Nair

Para o creme de leite condensado:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de leite de vaca (use a lata como medida)
2 gemas
1/2 colher de sopa de maisena dissolvida em 2 colheres de água

Para o suspiro de creme de leite:
2 claras
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 lata de creme de leite (ou 1 caixinha)

Para a montagem do pavê:
150g. de biscoitos champanhe (1 pacote)
1/2 xícara de água quente
1 colher de sopa de achocolatado
Chocolate granulado (opcional)

Coloque os ingredientes do creme em uma panela, bata rapidamente com um garfo ou com o fouet para homogeneizar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Cubra com plástico filme encostando na superfície do creme (para não formar nata) e deixe esfriando.

Enquanto isso, bata as claras em neve com o sal até ficarem firmes. Acrescente, então, o açúcar, batendo novamente. Por fim, incorpore o creme de leite ainda na batedeira. Reserve.

Em um prato ou tigelinha, misture a água quente com o achocolatado e vá molhando rapidamente as bolachas nessa calda para montar uma camada no fundo do refratário.

ComoFazerPave_Cozinhandopara2ou1

Cubra a base com o creme e faça outra camada de bolachas embebidas na calda de achocolatado por cima dele.

Finalize com o suspiro de creme de leite, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos umas 8 horas para assentar e ficar firme. Antes de servir, decore com o granulado.

Esta quantidade rende entre 6 e 8 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

4 × 1 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram