Você está aqui:  / Saladas e molhos / Fatouche (salada árabe com tomate, rabanete, pepino, cebola e croutons de pão sírio)

Fatouche (salada árabe com tomate, rabanete, pepino, cebola e croutons de pão sírio)

Fatouche_CozinhandoPara2ou1

Infelizmente não tem nenhuma feira livre suficientemente perto da minha casa para que eu consiga carregar sozinha as compras. Em compensação, tenho pelas redondezas uma infinidade de mercearias e quitandas que recebem legumes e verduras direto de produtores e de acordo com a sua produção — nem adianta fazer listinha de compras porque os itens variam bastante, dependendo da época e das condições de tempo, por exemplo. E o que mais gosto desta particularidade é que acabo variando o consumo dos vegetais, mesmo que involuntariamente.

Outro dia fui visitar “meus amigos” coreanos e ver o que tinha de mais fresquinho e voltei com tomates, pepinos e rabanetes. Desculpa mais do que suficiente para preparar uma fatouche, salada árabe temperada com hortelã, que leva croutons de pão sírio. Uma opção leve e diferente para começar a refeição, que obviamente que não poderia ficar de fora daqui.

Fatouche (salada árabe com tomate, rabanete, pepino, cebola e croutons de pão sírio)

Folhas de alface rasgadas ou cortadas em tiras (lisa, crespa, romana, americana etc.)
1 rabanete médio
1 tomate médio
1 pepino japonês pequeno em rodelas
1 cebola pequena
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de folhas de hortelã picadas
1 pão sírio
sementes de 1/2 romã
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando os croutons. O processo é o mesmo das Torradinhas de pão sírio: corte o pão em quadradinhos e separe-os ao meio (as duas partes do pão). Coloque-os sobre um prato coberto com papel absorvente, leve ao microondas por 20 segundos e, se ainda não estiverem crocantes, vire-os e coloque por mais 10 segundos. Deixe esfriarem.

Lave bem o rabanete e corte meias rodelas finas, com a casca mesmo. Corte o tomate em cubos. O pepino eu gosto de tirar umas tiras da casca antes de cortá-lo também em meias rodelas. Por fim, corte a cebola em meias rodelas.

Coloque tudo em uma tigela, acrescente a salsinha e a hortelã, tempere com um pouquinho de azeite, sal e pimenta do reino e misture bem.

Arrume a salada em uma saladeira ou em potes individuais e jogue os pedacinhos de pão torrados e as sementes de romã por cima (como não tinha romã em casa, deixei de fora). Esta quantidade serve em média 2 pessoas.

Desta vez, eu não temperei a salada e, para acompanhar, fiz um Molho de iogurte com zaatar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram