Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa de legumes superprática

Sopa de legumes superprática

SopaDeLegumesSuperpratica_CozinhandoPara2ou1

Faz um tempinho acordei com o estômago reclamando e sem pique para nada. Como moro sozinha, só não morri de fome porque tinha uns potes dessa sopa no congelador. Já que a vontade de comer não era muito grande, arrumei a mesa bonita e depois postei foto no Instagram — o que me surpreendeu foi a quantidade de pessoas que curtiram.

Como sempre que acho que alguma receita é boba demais para vir pra cá ela acaba fazendo sucesso, resolvi que iria ensinar aqui uma forma super prática de preparar uma sopa de legumes. Ou seja, o meu modo de fazer.

Nesta sopa eu gosto de colocar um pouco de todos os legumes e verduras que tiver em casa e já preparar umas porções a mais para congelar. Geralmente aproveito para colocar até alguns de que não gosto muito. Primeiro porque na sopa não dá nem pra sentir muito o gosto de cada ingrediente e segundo porque quase sempre que a descongelo é em situações em que preciso de muitos nutrientes e vitaminas — seja doente ou com frio. #FicaADica 😉

Sopa de legumes superprática

1 cebola média
3 dentes de alho
3 xícaras de legumes e verduras picadas (cenoura, abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, batata, mandioquinha, inhame, couve flor ou brócolis com as folhas, repolho, espinafre, couve etc.)
1,5 litro de caldo de legumes (preferencialmente caseiro) ou de água
1 punhado de ervas frescas picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Eu costumo fazer a sopa na panela de pressão porque é mais rápido, mas dá para prepará-la sem problemas na panela normal. E, como vou bater tudo no liquidificador depois, corto os legumes todos bem grosseiramente — às vezes os compro até já cortados, dependendo de como estiver o preço.

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Acrescente os legumes, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem.

ComoFazerSopaDeLegumes_CozinhandoPara2ou1

Adicione a água, tampe a panela e conte 10 minutos depois que começar a chiar (lembre-se de abaixar o fogo!). Se preferir fazer na panela normal, abaixe o fogo após a fervura e deixe cozinhar com a panela parcialmente tampada por mais ou menos 20 minutos ou até que os legumes estejam macios (se secar muito, vá acrescentando água aos poucos).

Espere a pressão sair, despeje metade da sopa no liquidificador e bata até ficar um creme homogêneo. Repita com a outra metade e retorne à panela. Sirva em seguida ou espere engrossar um pouco mais, se preferir.

Coloque as porções no prato e sirva com um pouquinho de ervas picadinhas no centro. Acompanhe com torradinhas.

Esta quantidade rende entre 3 e 6 porções, dependendo do tamanho. Se sobrar, coloque porções individuais em potes com tampa e conserve no congelador por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Amanda

    /

    humm que sopa linda, adorei a cor. Fiquei com vontade.

  • Luciana Carpinelli

    /

    A cor muda sempre, de acordo com os legumes disponíveis. Mas esta ficou excepcionalmente bonita, por isso mesmo mereceu a foto. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram