Você está aqui:  / Saladas e molhos / Salada niçoise (alface, tomate, vagem, azeitonas, atum e ovo)

Salada niçoise (alface, tomate, vagem, azeitonas, atum e ovo)

img_20131203_132807.jpg

Aproveito o verão para fazer a festa das saladas em casa. Comecei com a vontade de comer ovo cozido, complementei com folhas, azeitonas e lembrei das vagens. Quando olhei para o prato, enxerguei o potencial de transformá-la em uma deliciosa Salada niçoise, receita tradicional francesa que aparece em alguns dos mais famosos cardápios de São Paulo.

O ideal seria usar um filé de atum fresco, mas abri a latinha e ainda usei o azeite para preparar o molho. Faltou só o tomate, que estava em falta em casa.

Salada niçoise (alface, tomate, vagem, azeitonas, atum e ovo)

1 ovo
Folhas de alface (eu também usei agrião)
1 tomate pequeno
+/- 1/3 xícara de vagem cortadas em pedaços
1 lata de filé de atum em conserva
Azeitonas

Para o molho:
1 colher de chá de mostarda
1/2 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de azeite (eu usei o azeite da conserva do atum)
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma caneca ou panela, coloque com cuidado o ovo e cubra-o com água. Leve ao fogo alto e, quando ferver, abaixe o fogo e conte 8 minutos.

Enquanto isso, lave bem as folhas, escorra-as e coloque em um prato ou travessa. Corte o tomate em gomos (eu não tinha em casa, por isso não usei) e coloque os pedaços sobre as folhas. Distribua também as azeitonas.

Depois do tempo de cozimento do ovo, retire-o e coloque-o em água fria. À água fervente, acrescente 1/2 colher de sopa de sal e as vagens e deixe cozinhar por uns 3 ou 4 minutos. Escorra-as e passe-as em água fria para parar o cozimento.

Prepare o molho misturando bem a mostarda com o vinagre, sal e pimenta do reino. Vá batendo rapidamente com um garfo mesmo enquanto adiciona o azeite em fio até virar um creme homogêneo.

Coloque os pedaços de vagem também sobre as folhas. Arrume o atum sobre a salada.

Tire a casca do ovo (que já deve estar frio), corte-o em 4 gomos e coloque-o também na salada. Finalize com o molho e sirva em seguida com rodelas de pão torrado.

Esta salada serve bem uma pessoa e, por ser bem completa, pode substituir uma refeição.

* Receita inspirada na Salada Niçoise do Panelinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

17 − quatro =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram