Você está aqui:  / Carnes / Kibe de carne com quinoa no forno

Kibe de carne com quinoa no forno

Todos os dias faço três refeições. A comida do refeitório da firma é excelente, com buffet de saladas, arroz, feijão, legumes e pelo menos três tipos diferentes de pratos principais ou carnes. Fora isso, temos frutas à vontade. Durante a semana, em casa, costumo jantar sopas, sanduíches ou saladas, sempre com legumes e de vez em quando atum, frango desfiado (e pizza! 😉). Aos fins de semana, sempre escolho cardápios especiais para cozinhar, a maioria coloridos, caprichados.

Resumindo, são muitos pratos com legumes, folhas e frutas, além de leguminosas e grãos e todo tipo de proteína (muito mais vegetais que animais, é verdade, mas sem grandes restrições). Tudo isso para contar que até poucos meses eu achava que minha alimentação era ótima.

Esta semana retornei à médica com todos os exames e descobri que estou com um quadro de quase anemia nutricional — apesar dos quilinhos a mais, veja só!

Sei que preciso melhorar a combinação dos meus pratos, incluir mais proteínas, mais ovos, folhas escuras, leguminosas e oleaginosas. (Tenho retorno na nutri na semana que vem!) Mas… a recomendação da médica seria suplementar com vitaminas sintéticas pelo menos por um tempo. Ainda estou tentando processar a informação.

Enquanto isso, estou prestando mais atenção à minha alimentação e na escolha de alimentos com mais ferro e vitamina B12, que estão bem baixos nos meus exames. Por isso, tenho me esforçado para incluir carnes e ovos com maior frequência no meu cardápio, apesar de continuarem não sendo a minha primeira opção.

Por isso comprei carne moída ontem, mesmo sem pensar muito no que faria com ela. Aí hoje resolvi que queria fazer um kibe e, já que não tinha o trigo em casa, acabei usando quinoa mesmo. Acabou que ela deixou a preparação ainda mais interessante nutricionalmente!

Além da proteína, a quinoa é rica em ômega 3 e 6 que atuam como protetores cardiovasculares e redutores de colesterol LDL (ruim). Contém uma quantidade importante de fibras, o que dá saciedade e também é rico em Cálcio, Ferro e em vitaminas do complexo B. Ou seja, mirei na textura do kibe e acabei acertando no ferro e na vitamina B12.

Aproveitando, alguém tem experiências, contribuições ou dicas sobre suplementação ou tratamentos para anemia? Por favor, compartilhe comigo! 😘

Kibe de carne com quinoa no forno

200g. de carne moída
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
2 colheres de sopa de hortelã picada
3/4 xícara de quinoa cozida
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta síria ou do reino a vontade

Comece cozinhando a quinoa. Eu usei um mix de quinoa branca e vermelha e 2 e 1/2 xícaras de água em fogo baixo até a quinoa ficar al dente.

Coloque a carne em uma tigela grande e junte os outros ingredientes. Tempere com uma boa pitada de sal e pimenta síria ou pimenta do reino, como preferir.

Misture tudo muito bem formando uma massa homogênea. Você pode moldar mini kibes, colocar em formas individuais ou uma única maior. Eu usei duas forminhas com fundo removível (uma eu assei para comer e a outra congelei — é só levar ao congelador e, quando estiver firme, pode desenformar e deixar em um saco plástico ou pote bem fechado, assim a forminha não fica presa no congelador. Para descongelar é só deixar na geladeira de um dia para o outro).

Regue o kibe com um fio de azeite e, se quiser, corte losangos. Regue com azeite também se fizer mini kibes. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 10 a 20 minutos (o tempo vai depender do tamanho, fique atento para não queimar!). Sirva em seguida.

Na foto, acompanhei com uma salada com base de mix de alface, tomatinhos, pepino e pão sírio crocante (faltou o rabanete para virar uma Fatouche, bem no clima de comida árabe).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram