Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Pastinha de grão de bico com azeite

Pastinha de grão de bico com azeite

Sempre que alguém descobre que eu adoro cozinhar e que cozinho muito, logo vem a pergunta: que tipo de comida é sua especialidade? Nunca sei o que responder e geralmente fico entre a culinária italiana e “um pouco de tudo”, já que gosto mesmo é de variar sempre.

Outro dia estava preparando um almoço caprichado de domingo com minha mãe e começamos a conversar sobre isso, receitas preferidas e especialidades. Até que ela falou: “Mas você gosta mesmo quando faz esses petiscos e entradinhas. Às vezes gasta até mais tempo nisso do que no prato principal, dá gosto te ver arrumando o prato para a foto e depois como você se delicia a cada porçãozinha que vai para a boca.”

Nunca tinha parado para pensar nisso, mas já contei muitas vezes aqui que essas comidinhas mais fáceis de fazer e também de comer são as minhas preferidas e realmente faz sentido, visto a quantidade de receitinhas de entradas e petiscos que já publiquei aqui.

Esta receita da Rita Lobo é mais uma opção que entra na lista com um “plus a mais”: pode virar também um delicioso acompanhamento. Na Páscoa, acompanhei o bacalhau e foi sucesso absoluto! #FicaADica

Pastinha de grão de bico com azeite

1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido (1 lata)
1 dente de alho
1 colher de sopa de água
5 colheres de sopa de azeite
6 ramos de salsinha bem picada
Sal e pimenta do reino a vontade

Escorra o grão de bico e, se for enlatado, enxague sob água corrente. Reserve.

Em um processador de alimentos, coloque metade do grão de bico, o alho cortado em 3 partes, a água e três colheres de sopa de azeite. Bata bem até formar uma pasta lisa triturando bem o grão de bico e o alho. Transfira para uma tigela e reserve.

Coloque a outra metade do grão-de-bico no processador. Junte o restante do azeite e bata no modo pulsar apenas para quebrar os grãos – eles vão dar uma textura rústica para a pasta.

Junte os grãos batidos à pasta na tigela, misture a salsinha picadinha, prove e tempere com sal e pimenta. Sirva a seguir com torradas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram