Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Risoto de bacon com espinafre

Risoto de bacon com espinafre

Um dos puxões de orelha que levei da nutricionista na última consulta foi a baixa ingestão de ferro e ela sugeriu um bife pelo menos duas vezes na semana. Não sou vegetariana nem tenho nada contra o bife, mas acho que já deu para perceber que não sou a maior consumidora de carne, né?

Então, combinamos que incluiria nas minhas refeições mais folhas escuras (principalmente o brócolis, a couve, o agrião e o espinafre), e também reforçaria o consumo de grãos e leguminosas, não esquecendo das oleaginosas.

Mesmo que a gente já tenha aprendido a fazer escolhas mais equilibradas e saudáveis, é sempre bom consultar um profissional para nos ajudar a perceber o que ainda não está bom, entender onde estamos errando e descobrir novas possibilidades.

Aí deu para combinar o risoto delicioso com as folhas de espinafre (1 xícara e meia!) e o resultado ficou simplesmente ótimo.

[Ah, e antes que reclamem do bacon, ninguém aqui está falando sobre restrições, ok? 😉]

Risoto de bacon com espinafre

100g. de bacon
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho bem picadinho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/2 xícara de vinho branco
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
1 e 1/2 xícara de folhas de espinafre
1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Para começar seu risoto de bacon com espinafre, coloque uma panela no fogo médio e coloque o bacon para soltar gordura. Quando começar a dourar, refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até quase secar novamente. O arroz deve ficar quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o risoto estiver quase pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), junte as folhas de espinafre e misture bem. Retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero.

Sirva seu risoto de bacon com espinafre logo em seguida. Por cima, salpiquei um pouquinho de pimenta calabresa, ficou uma delícia!

Esta receita serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram