Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Salada com atum fresco

Salada com atum fresco

Aqui quem fala é a louca das saladas, em mais uma aventura fresquinha e deliciosa! Mas também, com esse calorão de fritar ovo no asfalto só consigo pensar em comidinhas fresquinhas, refrescantes e bem práticas para não perder o tempo que poderia estar aproveitando o sol lá fora.

Desta vez não tem nada de saladinha, pelo contrário: um prato caprichado com direito a atum selado sobre uma base de rúcula acompanhado de tomatinhos, rabanete, cebola roxa curtida, avocado, trigo em grãos cozido e, para fechar com chave de ouro, limão siciliano.

E o melhor é que, como este é um prato completo, dá até para substituir uma refeição leve, como o almoço nesses dias abafados em que a gente nem consegue comer direito.

Salada com atum fresco

350g. de atum fresco
2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado
1 rabanete em fatias finas
4 colheres de sopa de trigo em grãos cozido
8 tomatinhos cereja cortados ao meio
1 avocado maduro
1 limão (usei do siciliano)
Antepasto de cebolas curtidas no azeite (fiz com cebola roxa)
Folhas de rúcula lavadas

Para o molho de mostarda e mel:
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando o molho de mostarda e mel. Para isso, coloque todos os ingredientes em um pote com tampa e chacoalhe bem para integrar tudo. Eu gosto de usar mostarda rústica, com os grãozinhos (esta da foto é a Mostarda de cerveja). Guarde na geladeira enquanto prepara os outros ingredientes.

Depois, corte o rabanete em fatias bem fininhas, os tomatinhos ao meio e o avocado em fatias. Lave as folhas de rúcula e escorra bem.

Forre uma travessa ou prato grande com a rúcula. Por cima, coloque os tomatinhos, o rabanete, o avocado, o trigo em grãos e o limão.

Retire o atum da geladeira e corte-o em tiras. Aqueça uma frigideira e coloque o óleo de gergelim para esquentar. Leve o atum à frigideira e sele rapidamente por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado. Se passar desse tempo o peixe vai cozinhar completamente e não ficará rosado no centro.

Corte as tiras de atum ao meio e arrume os pedaços no prato da salada. Junte a cebola curada e finalize com o molho sobre o atum. Se preferir, sirva em dois pratos.

Estas quantidades servem duas pessoas como uma refeição leve.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram