Você está aqui:  / Como fazer / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Como fazer mostarda caseira de cerveja

Como fazer mostarda caseira de cerveja

Da dupla ketchup e mostarda eu sempre fui muito mais fã do molho amarelo, com certa predileção pelo seu sabor amargo-azedinho. Depois de morar na Alemanha e conhecer as inúmeras variações que acompanhavam os incontáveis tipos de salsichas, ela virou um condimento ainda mais indispensável na minha vida. Só que eu nunca tinha pensado em preparar minha própria mostarda caseira.

Até o belo dia em que dei de cara com esta receita no blog da Eline, o Mel e pimenta. É óbvio que os olhinhos brilharam na mesma hora e mais que depressa fui providenciar os ingredientes. Mas quem disse que eu achava os tais grãos de mostarda? Finalmente encontrei à venda na internet (neste site) e pude testar a receita.

Apesar de demorar um pouquinho para nossa mostarda caseira ficar pronta (afinal, todos os sabores precisam se combinar bem), te garanto que a espera vale muito a pena: eu nunca tinha provado uma mostarda tão gostosa! Ah, e se você preferir um molho mais homogêneo, pode bater bem todos os ingredientes que eles ficam be miudinhos e parecendo aquele molho das redes de fast food. 😉

Mostarda caseira de cerveja

4 colheres de sopa de mostarda em grão escuro
2 colheres de sopa de mostarda em grão clara
1 xícara de cerveja clara
1 e 1/2 colher de sopa de mostarda em pó
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta da jamaica
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1/2 xícara de água (aproximadamente)

Em uma tigela de vidro, misture as mostardas em grãos com a cerveja, cubra e deixe descasar por 48 horas (fora da geladeira).

Depois dos grãos hidratados, chega o momento de fazer a mostarda caseira propriamente dita. Pode ser no liquidificador ou no processador, caso prefira mais cremosa, ou então deixar os grãos inteiros como eu fiz (acho que fica muito mais bonito!). Nesta hora, é só acrescentar os demais ingredientes e misturar bem. Aos poucos vá acrescentando a água até obter a consistência desejada.

Prove e, se precisar, corrija o sal e os demais temperos como desejar. Armazene o molho em vidros esterilizados (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Leve à geladeira e deixe curtir por pelo menos uma semana antes de consumir sua mostarda.

Estas quantidades renderam aproximadamente 200g. de mostarda caseira.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Nathalia

    /

    Eu fiz a receita mas o gosto da cerveja ficou muito forte. Dá pra sentir um amargor ao colocar na boca. É normal? Será que se eu deixar mais tempo em conserva melhora? Obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Nathalia, é uma mostarda DE cerveja – isso significa que o objetivo é que ela tenha mesmo um sabor de cerveja.
    O amargor vai depender do tipo de cerveja que você usou. Caso prefira, sugiro que você junte com um pouco de mostarda tradicional (rústica ou dijon).
    Abraço!

  • Geanina Gomes

    /

    Lu, qual cerveja tu usou? quero fazer essa mostarda com cerveja artesanal, será que rola?

    Beijo.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu usei uma Eisenbahn Pale Ale, ficou uma delícia!
    Acho que com uma boa cerveja artesanal deve ficar ótimo também.
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram