Você está aqui:  / Carnes / Schnitzel (filé de porco empanado em farelo de pão)

Schnitzel (filé de porco empanado em farelo de pão)

Schnitzel é a versão austríaca da milanesa italiana. É feita tradicionalmente com carne de vitela, muito comum na região, e um dos pratos mais comuns na Alemanha, bem ao lado da Salada de batata.

Dia desses bateu uma saudade da época em que morei em Berlim e resolvi preparar um almoço temático. O primeiro item que decidi fazer foi o schnitzel. Só de pensar nele já lembrei dos sabores que provei naquela época!

É uma carne suculenta mas fina, um bife grandão, empanado em uma casquinha mais grosseira. Para isso, eu gosto de usar pão amanhecido tostado com uns temperinhos especiais que deixa a camada crocante e espetacular. Para acompanhar, um toque de limão que faz com que tudo fique ainda mais saboroso.

Se você ainda não provou, aposto que vai se apaixonar também!

Schnitzel (filé de porco empanado em farelo de pão)

2 bifes grossos de porco (costumo usar lombo com uns 2cm. de altura)
1 limão (preferencialmente siciliano)
4 a 5 fatias grossas de pão amanhecido
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 dente de alho pequeno
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/4 de xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo para fritar

Comece preparando o farelo de pão temperado para empanar os bifes. Coloque as fatias de pão em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180ºC e deixe torrar sem dourar muito. Quebre em pedaços e coloque no liquidificador ou processador de alimentos junto com o queijo ralado, o dente de alho grosseiramente picado, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Vá pulsando até obter uma farinha grossa. Coloque em um prato fundo para fazer o empanamento.

Coloque em outro prato a farinha de trigo, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Em um terceiro prato, junte o ovo, o creme de leite, uma pitadinha de sal e pimenta do reino e bata com um garfo somente para integrar bem. Reserve.

Cubra um bife com um saco plástico e bata-o usando o martelo de carne, o pau de macarrão ou uma colher de servir arroz até que ele fique mais fino e maior, com cerca de meio centímetro de altura.

Vá batendo do centro para as bordas, delicadamente para não rasgar a carne. Faça o mesmo com o outro bife. Tempere com meio limão espremido.

Comece a empanar os bifes. Passe-os pela farinha de trigo, pelo ovo batido e pela farinha de pão, apertando bem para cobrir totalmente a carne.

Aqueça uma frigideira alta ou panela larga com um dedo de óleo vegetal (eu gosto de usar o de girassol). Coloque um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda. Retire o palito de fósforo e coloque o primeiro bife para fritar. Abaixe o fogo. Quando dourar a parte de baixo, vire para dourar o outro lado. Retire o bife e escorra sobre papel absorvente. Frite o segundo bife da mesma forma.

Sirva em seguida com a outra metade do limão. Se quiser, acompanhe o schnitzel com a Salada de batata.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram