Você está aqui:  / Carnes / Medalhão de mignon ao molho de mostarda

Medalhão de mignon ao molho de mostarda

Um prato tradicional da culinária francesa que fica pronto em cerca de 10 minutinhos, sem precisar picar ingredientes ou de outras preparações trabalhosas, e que ainda fica muito delicioso. Sim, é mesmo super fácil de preparar e vai com certeza impressionar na mesa!

Para acompanhar, sugiro um purê bem cremoso, mas também fica ótimo só com batata frita, por exemplo. Ou seja, melhor impossível.

Pode decorar os ingredientes e providenciá-los para arrasar na cozinha neste fim de semana — ah, e depois sobra só uma única frigideira para ser lavada. 😉

Medalhão de mignon ao molho de mostarda

4 medalhões de filé mignon
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/4 de xícara de creme de leite (ou creme de ricota)
2 colheres de sopa de mostarda (usei 1 de amarela e 1 de mostarda caseira de cerveja)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma frigideira alta e com fundo mais grosso em fogo médio e derreta a manteiga com o azeite. Coloque os medalhões e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe a carne cozinhar por 3 minutos, sem mexer. Vire a carne sem espetar com o garfo para que o suco da carne não escape, use sempre uma pinça ou duas colheres. Tempere o outro lado com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por mais 3 minutos, sem mexer.

Dica: O tempo de cocção vai variar muito de acordo com o tamanho e da altura dos medalhões. Para uma peça de cerca de 2 dedos de altura, estes 6 minutos vão deixar a carne tostadinha por fora e ainda avermelhada por dentro (o ideal é esperar que a parte de baixo da carne esteja bem dourada antes de virá-la). Caso prefira a carne mais cozida, transfira os medalhões para uma assadeira e leve-os ao forno preaquecido em 180ºC por 5 minutos para uma carne ao ponto (evite deixar muito mais do que isso para que não resseque).

Retire os medalhões da frigideira e reserve em local aquecido.

Na mesma frigideira, coloque o creme de leite e a mostarda, misturando e raspando os queimadinhos do fundo. Espere o molho engrossar um pouquinho (se preferir, junte um pouquinho de água para que o molho fique menos grosso). Desligue o fogo e distribua o molho sobre os medalhões.

Sirva em seguida. Fica uma delícia com Purê de mandioquinha ou Alligot (purê de batatas com queijos), ou ainda com Batatas rústicas.

Estas quantidades rendem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Ana Raquel Merighi

    /

    Ficou uma delícia e super fácil de fazer, aprovado aqui em casa!
    Pensei que o molho fosse ficar forte, mas não… Harmonizou super bem com a carne! Para acompanhar fiz arroz à grega e palitos de abobrinha empanados com panko temperado assados!
    Esta de parabéns pelo site, já fiz várias receitas suas e sempre dá certo! Obrigada!

  • regina

    /

    Adoro carne. Sempre gosto de inovar nas receitas, essa é perfeita, adorei conhecer.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram