Você está aqui:  / Carnes / Pernil assado ao vinho com cebolas

Pernil assado ao vinho com cebolas

Muito mais do que o peru ou Chester, na ceia da minha família não pode faltar o bacalhau e um belo pernil, carne preferida do meu pai. Ano passado a receita escolhida foi do Pernil desossado com cebolas caramelizadas, e este ano teremos este pernil ao vinho com cebolas assadas.

O que eu mais gosto nesses assados é que são super fáceis de fazer: basta misturar os temperos, espalhar pela carne, deixar descansar e colocar no forno. E quanto mais tempo a carne fica em contato com o tempero, mais saborosa ela se torna.

Opção deliciosa para as noites de Natal ou Ano Novo, não acha?

Pernil ao vinho com cebolas assadas

1 peça de pernil desossado (+/- 800g.)
2 cebolas roxas médias
1 e 1/2 xícara de vinho tinto seco
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas (alecrim, salsa, cebolinha, coentro, manjericão)
1 ou 2 dentes de alho amassados ou picadinhos
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque e corte as cebolas em quatro gomos. (Dica: deixe a pontinha cabeluda da cebola para que as camadas não se soltem.)

Misture a manteiga com as ervas, o alho, sal (mais ou menos 1/2 colher de sopa e pimenta do reino). Espalhe esta pasta em toda a peça de pernil.

Coloque o pernil já temperado em uma tigela e arrume a cebola em volta. Regue com o vinho, cubra com plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora e preferencialmente de um dia para o outro.

Coloque o pernil (gordura virada para cima) com as cebolas e o vinho em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Faça dois pequenos cortes no alumínio para que o vapor escape.

Leve ao forno preaquecido em 200°C por 40 minutos. Retire o alumínio, vire a carne e retorne ao forno por mais 30 ou 40 minutos, até dourar a superfície.

Retire do forno, arrume em um prato com as cebolas e sirva com o molho da assadeira a parte.

Esta quantidade serve entre 3 e 4 pessoas. Caso sobre, aproveite para fazer um belo sanduíche no dia seguinte. 😉

Pernil + cebolas roxas + manteiga + alho + ervas + vinho. Se ficar ? vai para nosso especial de receitas para o fim do ano.

Uma foto publicada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram