Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro)

Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro)

Jpeg

Junho é sempre um mês movimentado: feriado de Corpus Christi, quermesses e festas juninas, Dia dos Namorados, vésperas das férias de inverno… e por aqui eu sempre fico sem saber o que fazer para comemorar tanta coisa boa. Este ano, resolvi que a primeira receita típica seria especial: o famoso Bolo de Santo Antonio, aquele que as moças solteiras que querem casar devem comer no dia 13 de junho.

Diz a crença que à massa do bolo deve ser acrescentada uma medalhinha do Santo Casamenteiro. A solteira que encontrá-la em seu pedaço, será a próxima a casar.

Particularmente acho que as crendices populares devem ser preservadas sempre, apesar de não ser devota do Santo. Mas este bolo é TÃO gostoso, que mesmo que você não tenha o desejo secreto de casar ou já esteja casada, vale a pena provar (com medalhinha ou não!). 😉

Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro)

Para o bolo de Santo Antonio:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga
1 colher de chá de sementes de erva doce
4 gemas
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Para a cobertura do bolo de Santo Antonio:
4 claras
8 colheres de sopa de açúcar
1/4 xícara de castanhas ou amêndoas picadas ou em lascas

Misture o açúcar com a manteiga até ficar um creme homogêneo, de preferência na batedeira. Vá colocando as gemas, uma a uma e bata bastante. Sobre este creme, peneire a farinha e o fermento e misture à massa. Por fim, coloque as sementes de erva doce.

Despeje a massa em uma forma redonda de 30 cm., untada e enfarinhada. Se quiser, mergulhe uma medalhinha do Santo Antonio. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 30 minutos ou até a superfície estar levemente dourada.

ComoFazerBoloDeSantoAntonio_CozinhandoPara2ou1

Quando faltar mais ou menos metade do tempo de forno, faça um suspiro batendo as claras com o açúcar. Retire o bolo assado do forno, cubra-o com o suspiro e enfeite-o com as castanhas ou amêndoas. Retorne ao forno até o suspiro dourar. Espere esfriar, desenforme e sirva em seguida.

Atenção: tome cuidado se tiver colocado a medalhinha de Santo Antonio. Lembre-se dela ao comer os pedaços de bolo. 😉

BoloDeSantoAntonio_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram