Você está aqui:  / Aves / Calorias reduzidas / Peito de peru assado com abacaxi

Peito de peru assado com abacaxi

Para atender aos pedidos de vocês, pensei em preparar um peru diferente para o Especial de Receitas para as Festas de Fim de Ano mas desisti antes mesmo de ter uma ideia de como fazer. Como é uma ave gigante, acabaria indo contra o objetivo do CP2ou1 de publicar receitas para uma ou duas pessoas (além de que eu não gosto nada da ideia de comer a mesma coisa por dias e dias seguidos).

Só que, quando fui ao supermercado, encontrei a solução para evitar as sobras e o desperdício: um peito de peru não muito grande congelado, que resolvi trazer para casa.

Com o peito, fiz dois filés e, para ficar com cara de comida de ceia, pensei em usar o abacaxi em calda para dar um toque adocicado e também para deixar a carne mais macia. Depois de umas dicas da minha mãe e do meu pai, tomei coragem e arrisquei.

Confesso que estava com medo de que não desse certo, pois nunca tinha cozinhado peru, mas experimentei depois de pronto e achei muito bom: muito suculento, saboroso, um ardidinho leve da mostarda, com salgado e doce bem equilibrados.

Continuei comendo e, no segundo pedaço, achei muito muito MUITO bom — já sabem, aqui não há espaço para falsa modéstia. E foi assim até o fim, rapidinho. Com certeza um dos assados mais gostosos que já fiz!

Peito de peru assado com abacaxi

2 ou 3 filés grandes do peito de peru (ou de frango)
1 lata de abacaxi em calda (390g.)
4 colheres de sopa da calda do abacaxi
4 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de limão espremido
1 dente de alho
1 colher de sopa de mostarda (preferencialmente dijon)
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1 pitada de noz moscada ralada
Sal e pimenta do reino a vontade

Bata no liquidificador metade do abacaxi com a água, o caldo de limão, o alho e a mostarda até ficar um molho grosso. Misture as ervas finas, a noz moscada ralada e tempere com sal e pimenta.

Coloque o molho em uma tigela e mergulhe o peru. Cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos uns 20 minutos. O abacaxi vai amolecer a carne e deixá-la super macia e suculenta.

Depois da pausa, espalhe umas 2 ou 3 colheradas do molho para “untar” o fundo de uma assadeira pequena no lugar onde você colocará os filés de peru. Por cima deles, mais umas 2 ou 3 colheres do molho e, para cobrir, use as fatias de abacaxi restantes. Elas vão cozinhar e também proteger a superfície para que não queime ou resseque demais. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido em 200ºC por 15 minutos. Depois, retire o alumínio e aumente a temperatura para 250ºC e deixe por mais 10 minutos. A carne deve ficar bem cozida, mas não vai dourar muito.

Se quiser, você pode fazer um molho para acompanhar com o restante do tempero. Para isso, coloque-o em uma panela com um pouco de água e deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos 5 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Eu fiz mas não gostei de nenhuma foto em que ele aparecia (sorry!).

Esta quantidade serve duas pessoas e, dependendo dos acompanhamentos na mesa, até mais pessoas — para isso, fatie os filés e arrume-os em uma travessa com as fatias de abacaxi. Eu enfeitei com uma cereja em calda para dar uma corzinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram