Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolinhos de cenoura com cobertura de cream cheese e baunilha (cupcakes)

Bolinhos de cenoura com cobertura de cream cheese e baunilha (cupcakes)

Deu vontade de comer bolo de cenoura, tinha algumas em casa mas a consciência pesou: não posso comer tudo sozinha. Aí peguei a receita do meu caderno, fiz as contas e cheguei a uma mini versão para testar.

Ficou tão bonitinho que precisava de uma cobertura. Lembrei do Delícias da Gisele e improvisei uma de cream cheese light. Modéstia a parte, que maravilha!

Bolinhos de cenoura com cobertura de cream cheese e baunilha (cupcakes)

Massa:
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitadinha de sal
1 cenoura pequena em cubos (+/- 1/2 xícara)
1 ovo
4 colheres de sopa de óleo (preferencialmente de girassol ou de canola, que nao têm sabor muito marcante)
Forminhas descartáveis ou de silicone ou um fiozinho de óleo para untar as formas de metal

Cobertura:
3 colheres de sopa de cream cheese (light)
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Peneire a farinha (usei metade integral) com o açúcar (usei metade mascavo), o fermento em pó e o sal e reserve. (Como fiz essas substituições, os bolinhos ficaram mais para o marrom do que para o alaranjado da cenoura.)


No liquidificador, bata o óleo, o ovo e a cenoura para obter um creme sem pedaços muito grandes (alguns pedacinhos ficam até gostosos no meio do bolo).

Envolva os ingredientes secos peneirados no creme até ficar homogêneo. Coloque a massa em 3 a 5 forminhas, dependendo do tamanho (preencha 2/3 do total pois a massa vai crescer), e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 15 a 20 minutos até estarem assados (espete um palitinho e ele deve estar seco, com pedacinhos soltos da massa).

Enquanto os bolinhos assam, misture bem o cream cheese com o açúcar e a baunilha e leve à geladeira para ficar firme (eu já coloquei em um saquinho plástico para ficar mais fácil de aplicar depois). Você também pode usar brigadeiro, ganache ou Nutella, por exemplo — calorias por sua conta. 😉

Depois de retirar os bolinhos do forno, espere esfriarem para colocar a cobertura (se estiverem quentes, o cream cheese pode derreter).

Consuma os cupcakes em no máximo 2 dias e conserve-os em geladeira, pois podem azedar rapidamente.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram