Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Bolinhos de arroz crocantes do restaurante Ritz

Bolinhos de arroz crocantes do restaurante Ritz

Bolinhos de arroz devem ser a forma mais tradicional de reaproveitamento de sobras de arroz que com certeza qualquer brasileiro já experimentou pelo menos uma vez na vida. Justamente por isso mesmo acho que é uma preparação que nunca vai cair no esquecimento.

Mas o que mais gosto nessas receitas mais simples e familiares, que todo mundo sabe preparar meio que de cabeça, é que cada um faz do seu jeito. Pode perguntar para qualquer pessoa que ela vai ter um truquezinho diferente do que a receita de bolinhos de arroz que você aprendeu com sua mãe ou sua vó. A minha vó Nair, por exemplo, costumava colocar uma colherada caprichada de maionese na mistura para que os bolinhos de arroz ficassem bem fofinhos. E esta versão, que ficou famosa como entrada do restaurante Ritz em São Paulo, usa farinha de rosca no lugar da tradicional de trigo, o que confere um toque mais crocante aos bolinhos.

Fazia muito tempo que estava com esta receita na manga para ser testada, mas é muito raro fazer arroz em casa que não seja em risotos (sempre acabo preferindo outros tipos de carboidrato para complementar meu prato, como purês ou massas). Só que meus sobrinhos passaram uma semana das férias com meus pais e, quando cheguei e abri a geladeira no fim de semana para examinar o arsenal disponível, dei de cara com um pote cheio das sobras branquinhas. Perguntei para minha mãe o que ela faria com ele e, se eu não tivesse nenhuma ideia de como aproveitá-lo, seu destino seria o lixo!

Quer oportunidade melhor do que esta? Receita preparada em família e que agradou todo mundo sem exceção — e ainda evitou que jogássemos comida boa fora. Porque esta é sempre a melhor opção. Sempre!

Bolinhos de arroz crocantes do restaurante Ritz

1 xícara de arroz cozido
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de rosca ou pão duro ralado
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 pitada de fermento em pó
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo vegetal para fritar

Em uma tigela, coloque o arroz, o ovo, a farinha de rosca, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem.

Aqueça o óleo em uma frigideira funda (por aqui usamos a dica de colocar um fósforo apagado dentro do óleo e, quando ele acende com o calor, está na hora de começar a fritar). Com a ajuda de duas colheres, vá colocando os bolinhos de arroz para fritar (frite de cada vez uns 4 ou 5 bolinhos para não esfriar o óleo e deixar o miolo cru).

Espere que fiquem dourados para retirá-los do óleo com uma escumadeira. Repita a operação até ter fritado todos os bolinhos de arroz e vá escorrendo-os bem sobre papel absorvente. Sirva os bolinhos de arroz em seguida ainda quentinhos.

Com essas quantidades dá para fazer uns dez bolinhos de arroz. Se preferir, dobre a receita.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Tom

    /

    A receita é boa, o site que não me agrada, por não deixar usar os comandos ctrl c, ctrl v, para passar para o word tem que copiar as receitas a mão!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Tom, você não é obrigado a usar o site se ele não te agrada, mas se quiser fique à vontade. E sabe por que bloqueio a cópia pelo computador? Pois são poucas as pessoas que têm o bom senso de pedir autorização e creditar o material quando o utilizam para outros meios (muitas vezes sem me nem me consultar). E, pior ainda, há outras tantas que usam da má fé para ganhar dinheiro com o material que eu disponibilizo sem ganhar nada. Você acha isso justo? (Por favor leia este post para entender melhor o que estou falando: http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2016/02/23/precisamos-falar-sobre-copia-reproducao-compartilhamento-e-plagio/

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram