Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegetariana / Beer cheese soup (sopa de cerveja com queijo)

Beer cheese soup (sopa de cerveja com queijo)

Costumam dizer que cerveja é o pão líquido. Pois então esta é praticamente uma sopa de pão, certo? 😀

Conta a lenda que esta sopa de cerveja surgiu em uma época pós guerra em que o acesso à comida estava complicado, então as pessoas inventavam as mais inimagináveis receitas para matar a fome. Com um pouco de cerveja que estava fermentando, restos de queijo e um caldo, problema resolvido.

Hoje em dia, quando temos acesso aos mais diversos tipos de alimentos, fica até estranho pensar nessa combinação. Mas eu te garanto que vale a pena experimentar!

O leve sabor da cerveja combinado com a consistência dos queijos derretidos formam um creme super especial — simplesmente delicioso. Garanto que vai ser sucesso com todo mundo.

Fiz com base na receita do blog gringo She wears many hats.

Beer cheese soup (sopa de cerveja com queijo)

1 cebola média picada
2 dentes de alho picadinhos ou amassados
1/2 garrafa longneck de cerveja (preferencialmente pilsen para evitar amargor)
1 e 1/2 xícara de Caldo de frango ou de legumes (preferencialmente caseiro, acesse a receita AQUI)
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
3/4 de xícara de queijo ralado (usei ementhal e gouda pois não achei o cheddar)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um bom fio de azeite em uma panela de fundo grosso, adicione a cebola e refogue por cerca de 4 a 5 minutos. Coloque o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte a cerveja e, quando ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

Dissolva a farinha no caldo de galinha e junte à mistura de cerveja, acrescente o leite e vá mexendo sempre até que ferva novamente. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos.

Aos poucos, vá despejando o queijo e misturando até ficar homogêneo. Quando começar a ferver de novo, desligue o fogo e bata a mistura no liquidificador (lembre de deixar uma fresta na tampa para que o vapor saia). Sugiro bater metade e depois o restante. Coloque novamente na panela ou em uma sopeira

Sirva a sopa de cerveja com bacon crocante, cebolinha picadinha ou cubos de pão tostado. Esta quantidade rende duas porções.

Dica: fica uma delícia como molho de macarrão. Para ter um mac ‘n’ cheese rápido, envolva a massa cozida nesta sopa, coloque em um refratário, salpique queijo ralado e leve ao forno preaquecido em 220ºC até a superfície gratinar. Fica uma maravilha! <3

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram