Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Sopas, cremes e caldos / Sopa de frutos do mar com fregola sarda

Sopa de frutos do mar com fregola sarda

Amo sopas nos dias mais frios, principalmente as preparadas com um caldo gostoso e de preferência com pedacinhos ou um macarrão para mastigar — os cremes sempre me deixam com a impressão de que não comi nada. E continuo com fome (ou pelo menos com vontade de comer), o que é péssimo.

Mas esta sopa de frutos do mar com fregola sarda é exatamente o que eu gosto. Tem o gostinho de comida de praia, um caldo super repleto de sabores e o macarrãozinho para completar.

Esta receita foi 100% inspirada em uma enviada pela La Pastina para que eu pudesse experimentar. Fiz algumas pequenas adaptações para usar os ingredientes que tinha em casa e o resultado foi surpreendente. Perfeito para um jantarzinho prático e ao mesmo tempo bem caprichado.

Sopa de frutos do mar com fregola sarda

250g. de frutos do mar limpos (camarão, lula, polvo, mariscos etc.)
2 e 1/2 xícara de caldo de peixe (usei água com 1 pacotinho de Hondashi dissolvido)
1 xícara de fregola sarda (ou outra massa curta para sopa)
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola roxa pequena
2 talos de salsão
1 cenoura pequena
1/2 xícara de vinho branco
3 colheres de sopa de salsinha bem picadinha
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece picando bem a cebola, o salsão e a cenoura (eu cortei cubinhos com a faca mas, se preferir, pulse no liquidificador ou no processador de alimentos). Reserve.

Coloque em uma panela grande o caldo de peixe (eu prefiro usar sempre o caldo caseiro, mas desta vez preferi acentuar o sabor de peixe usando o tempero pronto) e espere ferver. Adicione a fregola ou outra massa, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente.

Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Coloque a cebola, a cenoura e o salsão para refogar com uma pitadinha de sal até murcharem. Aumente o fogo para o máximo, acrescente os frutos do mar e deixe refogar também por cerca de 3 minutos, mexendo vez ou outra para não grudar.

Adicione o vinho, misture mais uma vez e deixe cozinhar por mais uns 2 minutinhos. Salpique a salsinha e mexa novamente.

Junte os frutos do mar à massa cozida no caldo e aumente o fogo para o máximo. Quando levantar fervura, desligue e prove — caso precise, corrija o tempero com sal e pimenta. Sirva em seguida, de preferência acompanhada de um bom vinho branco.

Estas quantidades servem muito bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram