Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Peixe assado com crosta de tomates secos

Peixe assado com crosta de tomates secos

PeixeComCrostaDeTomatesSecos_CozinhandoPara2ou1

Como a minha memória às vezes me deixa na mão, eu tenho mania de anotar tudo — o problema é quando não lembro onde anotei ou SE anotei. E esta é uma das receitas que estava há muito tempo (talvez mais de dois anos!) esperando para ser feita. Adivinha? Não tinha anotado, confiei a lembrança na minha cabeça e é claro que ela me deixou na mão.

Mas ela ressurgiu quando comecei a pensar em pratos gostosos para nosso especial com receitas de Páscoa. Originalmente vi a Chris Flores preparar um bacalhau com essa crosta bonita em um programa da Palmirinha. Na época, procurei a receita na internet e guardei o link, mas demorei tanto para resolver testá-la que ele não funcionava mais — o site foi reformulado e nada de encontrar no novo.

Fiz então uma versão inspirada no passo a passo original e, como a vida não está fácil para ninguém, experimentei usar outro peixe que não o tradicional bacalhau — mais barato e tão bom quanto. É um prato diferente, bonito para o almoço especial de domingo, super fácil e muito rápido de fazer. Portanto, uma escolha mais do que perfeita para quem quer celebrar a data sem ter que ficar a manhã inteira preparando o almoço! E o melhor: não sobra aquela montanha de louça pra lavar depois. 😉

Peixe assado com crosta de tomates secos

Para cada pessoa:
1 filé de peixe ou 2 pedaços menores (cação, badejo, robalo, dourado ou bacalhau)
2 torradas ou fatias de pão de forma tostadas
60g. de tomates secos (+/- 6 pedaços)
2 colheres de sopa do óleo dos tomates secos
6 castanhas de caju
1 raminho de manjericão
1 dente de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sementes de erva doce
1/2 limão espremido
2 raminhos de alecrim
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque as torradas quebradas (usei das industrializadas, multigrãos), os tomates, o óleo do tomate seco, as castanhas de caju, o manjericão, o alho e o queijo no processador de alimentos ou no liquidificador, tempere com sal e pimenta do reino e bata até obter uma pasta.

Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com um fio de azeite. Distribua as sementes de erva doce sobre o fundo da assadeira.

ComoFazerPeixeComCrostaDeTomateSeco_CozinhandoPara2ou1

Coloque os peixes sobre esse fundo (eu usei postas de cação) e tempere com limão, sal e pimenta do reino. Em cima de cada peixe, coloque uma boa quantidade da pasta de tomates secos e finalize com o alecrim.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que a superfície comece a dourar. Sirva em seguida.

Acompanhei com uma saladinha de folhas e Batatas noisette. Se quiser, sirva com um risoto simples (Risotto ao Limone combina super bem) ou com arroz branco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram