Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Sanduíches / Sanduíche de salmão defumado com abacate

Sanduíche de salmão defumado com abacate

SanduicheDeSalmaoComAbacate_CozinhandoPara2ou1

Apesar de em muitos países esta combinação de salmão com abacate sem bem comum, aqui no Brasil as pessoas ainda não estão habituadas com ela. Minha mãe, por exemplo, quando contei que faria este sanduíche, me olhou desconfiada e perguntou se eu estava grávida e depois me deliciaria com melancia com manteiga!

A verdade é que o abacate é bastante usado mundo a fora como um ingrediente “salgado” (como no Guacamole, por exemplo) e muita gente até estranha quando fica sabendo da nossa mania de comê-lo com bastante açúcar como sobremesa. Diferenças culturais interessantes.

Minha primeira experiência com esta mistura do peixe defumado com a fruta aconteceu sem querer. No meu primeiro dia em férias no Chile, descobri um café super simpático atrás do hostel em que estava e, de cara, pedi o sanduíche de salmão da casa. Tamanha não foi a decepção quando ele chegou aberto no prato, adornado com belas fatias de abacate.

Juro que achei uma afronta, mas se tem uma coisa de que eu gosto é experimentar comidas típicas dos lugares que visito, então resolvi arriscar uma mordidinha para ver se dava para encarar o costume local. E a verdade é que achei uma delícia e sempre repeti depois — apesar dos olhares de espanto ao meu redor.

Pois é por isso que sugiro este sanduíche super caprichado, saudável e nutritivo que vale por uma refeição completa diferente. As cores, os sabores e as texturas são incríveis, você vai adorar!

Sanduíche de salmão defumado com abacate

2 fatias de pão integral
2 colheres de sobremesa rasas de queijo mascarpone (veja AQUI como prepará-lo em casa ou use cream cheese)
1/2 cebola roxa em rodelas bem finas
1 fatia grossa de abacate cortada em fatias mais fininhas (prefiro o abacate mais firme)
1 colher de sopa de limão espremido
100g. de salmão defumado fatiado
1 raminho de dill/ endro
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma frigideira antiaderente, unte-a com uns pinguinhos de azeite e doure os dois lados das fatias de pão. Deixe-as esfriarem um pouquinho sobre papel absorvente, assim continuam crocantes.

Sobre cada fatia espalhe o mascarpone ou cream cheese. Em seguida, arrume a cebola e o abacate sobre elas. Tempere o abacate com limão, uma pitadinha de sal e pimenta do reino.

ComoFazerSanduicheDeSalmaoComAbacate_CozinhandoPara2ou1

Por fim, coloque as fatias de salmão e distribua o dill. Feche o sanduíche e corte-o ao meio, para facilitar na hora de comer.

Esta quantidade rende um bom sanduíche, suficiente para substituir uma refeição leve.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram