Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sanduíches / Receita de queijo mascarpone caseiro

Receita de queijo mascarpone caseiro

QueijoMascarponeCaseiro_CozinhandoPara2ou1

O Mascarpone é um queijo típico italiano, de textura super cremosa como um cream cheese, mas com sabor suave que puxa para o adocicado. Geralmente, é vendido nos supermercados por mais de R$30 o pote de 200g., por isso é tido como um ingrediente caro e, portanto, utilizado em preparações mais especiais.

O doce Tiramisú é a receita mais conhecida que utiliza o mascarpone, mas ele também pode ser usado em molhos para macarrão, risotos, recheios de sanduíches, tortas e quiches ou então para o preparo de outras sobremesas, como o cheesecake.

E esta versão feita em casa fica ótima e sai por pelo menos a metade do preço do queijo industrializado. Mais uma receita incrível do Caldeirão da Bruxa Solar.

Receita de queijo mascarpone caseiro

500g. de creme de leite fresco (com no mínimo 35% de gordura)
1 colher de sopa de suco de limão

Coloque uma panela com uns três dedos de água no fogo até ferver. Então, apoie sobre ela uma tigela com o creme de leite e espere subir as primeiras bolhinhas de fervura.

Abaixe o fogo e acrescente o suco de limão, mexendo bem. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos até engrossar no ponto em que, ao mergulhar uma colher, o creme cubra as costas dela. Retire do fogo e deixe esfriar por uns 20 minutos.

Depois disso, coloque o creme em uma peneira coberta com um pano de prato dobrado em 4 partes e apoiada sobre uma tigela alta ou caneca. Cubra com uma tampa ou plástico filme de deixe escorrer na geladeira por pelo menos 24 horas (eu deixei por quase 40 para ficar firme assim como na foto).

Dica: para deixar o pano bem limpo, lave-o com sabão e enxague com vinagre e depois com água abundante, assim você elimina os resíduos de sabão.

Após este tempo, o queijo já estará pronto. Retire-o da peneira e guarde em um pote com tampa. Mantenha na geladeira por até uns três dias.

Para ver o passo a passo mais detalhado, dê um pulinho lá no blog da Sandra, o Caldeirão da Bruxa Solar.

Esta receita rende aproximadamente 200g. de queijo mascarpone. Você pode usar em molhos para macarrão, risotos, recheios de sanduíches, tortas e quiches ou então para o preparo de doces, como o Tiramisú ou Cheesecake.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

17 − 10 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram