Você está aqui:  / Carnes / Bolo de carne com bacon ao molho de tomate com grãos de bico

Bolo de carne com bacon ao molho de tomate com grãos de bico

BoloDeCarneComMolhoDeGraoDeBico_Cozinhandopara2ou1

Se tem um tipo específico de comida que realmente me conquista sem muita dificuldade, é a chamada comfort food, aquela comidinha simples mas super gostosa que alimenta o corpo e conforta a alma, com direito a abraço no estômago. Sabem do que estou falando? Este é um excelente exemplo: receita simples, barata e deliciosa, que qualquer avó poderia um dia ter feito num daqueles almoços de família.

A receita é do livro “Revolução na Cozinha” do Jamie Oliver e me foi apresentada pela minha amiga Thaís, companheira de aventuras gastronômicas e que sempre me convida para dividir a cozinha com ela. E o melhor deste prato é que, para complementar, basta uma boa saladinha, temperada com limão siciliano (como sugere Jamie no livro).

Bolo de carne com bacon ao molho de tomate com grãos de bico

Para o bolo de carne do Jamie Oliver:
1/2 cebola média bem picadinha ou ralada
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de café de coentro em pó
6 bolachas/biscoitos cream cracker ou água e sal
1 colher de chá de orégano desidratado
1 colher de chá cheia de mostarda Dijon
250g. de carne moída
1 ovo pequeno
6 fatias de bacon defumado ou pancetta (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho de tomate com grãos de bico do Jamie Oliver:
1 dente de alho amassado ou picadinho
1/2 cebola média bem picadinha ou ralada
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1 colher de café de páprica defumada
1 colher de sopa de molho inglês
200g. de grãos de bico cozidos e escorridos
1 lata de tomates pelados picados com o suco
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 ramo de alecrim fresco

Preaqueça o forno na temperatura mais alta.

Em uma frigideira alta, aqueça um fio de azeite e coloque a cebola para refogar com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Adicione o cominho e o coentro e vá fritando e mexendo até que fique levemente dourada. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Triture os biscoitos até obter um pó fino (pode ser no liquidificador, no processador de alimentos ou então esmagados dentro de um pano de prato limpo).

Em uma tigela junte a cebola refogada, a carne moída, o farelo dos biscoitos, o orégano, a mostarda e o ovo. Tempere com sal e pimenta do reino e, com as mãos, misture tudo muito bem. Modele o bolo de carne e unte-o todo com um pouco de azeite.

Unte também o fundo de um refratário ou panela que possa ir ao forno e coloque o bolo de carne. Leve ao forno quente, abaixe a temperatura para 200ºC e deixe assar por 30 minutos ou até que a superfície fique dourada.

ComoFazerBoloDeCarneComGraoDeBico_CozinhandoPara2ou1

Enquanto isso, prepare o molho. Na mesma frigideira em que refogou a cebola para o bolo de carne, aqueça mais um fio de azeite e refogue o restante da cebola com o alho, a pimenta vermelha, a páprica, uma pitada de sal e pimenta do reino. Quando começar a dourar, acrescente o molho inglês, o vinagre balsâmico, o grão de bico e os tomates pelados. Espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 10 minutos. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Após o tempo de forno, retire o refratário, espalhe o alecrim na gordura que estará ao redor do bolo de carne. Arrume as fatias de bacon sobre o bolo de carne e distribua o molho em volta. Retorne ao forno por mais 10 a 15 minutos até que o molho esteja borbulhante e o bacon doure. Como não tinha bacon neste dia, fizemos sem e ficou gostoso também.

Sirva em seguida com a saladinha. Esta quantidade serve entre 2 e 3 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram