Terrine de gorgonzola com nozes e damasco
Esta terrine é uma excelente alternativa aos patês ou um complemento interessante para tábuas de queijos servidos antes de jantares ou nas Festas de Fim de Ano. Uma combinação incrível do sabor intenso do gorgonzola com a suavidade do cream cheese, o adocicado do damasco e o toque crocante das nozes.
Há algum tempo, em uma das inúmeras visitas ao Mercado Municipal de São Paulo, provei algo parecido e a primeira lembrança que tive ao degustar foi dos sabores típicos das ceias. Por isso, fiquei com essa ideia na cabeça e logicamente foi a primeira receita a entrar na lista do nosso especial de Natal e Ano Novo. Pois está aqui, para ser acompanhada de torradinhas, pães, grissinis ou então cangalhas, como eu fiz.
Terrine de gorgonzola com nozes e damasco
150g. de queijo gorgonzola
150g. de cream cheese
1/4 xícara de nozes picadas
1/4 xícara de damascos secos picados
Em um prato, amasse com um garfo o gorgonzola, deixando pedaços não muito pequenos nem muito grandes. Em outro prato ou tigela, misture ao cream cheese as nozes e o damasco.
Forre um refratário pequeno (+/- 350ml.) com um pedaço grande de plástico filme e comece a montagem com 1/3 do gorgonzola. Por cima intercale uma camada com metade do cream cheese, outra camada do gorgonzola e mais uma com o restante do cream cheese.
Finalize com a terceira parte do gorgonzola e embrulhe a terrine com as bordas do plástico filme. Com cuidado, pressione levemente para firmar.
Leve a terrine à geladeira por pelo menos 8 horas para firmar. Depois, desenforme sobre um prato e enfeite com mais um pouquinho de nozes e de damasco.
Sirva em seguida com torradinhas, pães, grissinis ou então as cangalhas. Esta quantidade serve entre duas e quatro pessoas como antepasto ou petisco.
Pingback
18 de dezembro de 2014 em 17:44
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/12/18/receitas-para-as-ceias-de-natal-e-de-ano-novo-2014-2015/
Milena Sodré
16 de junho de 2017 em 0:30
Fiz hoje, está agora na geladeira e ficou com uma cara ótima. Dei um toque e coloquei uma geléia de damasco entre as camadas, para adocicar um pouco e reduzir um pouco o gosto do gorgonzola.
Do anciosa pra comer.
Obrigada pela receita!
Luciana Carpinelli
16 de junho de 2017 em 13:35
Milena, espero que tenha ficado uma delícia e todos tenham amado! Essa terrine é minha paixão 🙂
Beijo e volte sempre!
Adriana
2 de outubro de 2019 em 20:39
Adorei, conserva qts dias depois de pronta na geladeira?
Luciana Carpinelli
2 de outubro de 2019 em 22:13
Adriana,
não recomendo fazer com muita antecedência para servir (faria no máximo na véspera). Se sobrar, pode manter na geladeira em pote bem fechado por até uns 3 dias.
LEDA FURLANI DA SILVA GRADIN MARCONDES
3 de outubro de 2019 em 7:53
Que interessante acho que ficaria bom como recheio de massa
Luciana Carpinelli
3 de outubro de 2019 em 19:18
Ah, com certeza, Leda.
Aliás, fica bom de qualquer jeito 😉
Pingback
17 de dezembro de 2020 em 5:00
https://www.sosimplesassim.com.br/2020/12/pate-natalino.html