Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sanduíches / Terrine de gorgonzola com nozes e damasco

Terrine de gorgonzola com nozes e damasco

TerrineDeGorgonzolaComNozesEDamasco_CozinhandoPara2ou1

Esta terrine é uma excelente alternativa aos patês ou um complemento interessante para tábuas de queijos servidos antes de jantares ou nas Festas de Fim de Ano. Uma combinação incrível do sabor intenso do gorgonzola com a suavidade do cream cheese, o adocicado do damasco e o toque crocante das nozes.

Há algum tempo, em uma das inúmeras visitas ao Mercado Municipal de São Paulo, provei algo parecido e a primeira lembrança que tive ao degustar foi dos sabores típicos das ceias. Por isso, fiquei com essa ideia na cabeça e logicamente foi a primeira receita a entrar na lista do nosso especial de Natal e Ano Novo. Pois está aqui, para ser acompanhada de torradinhas, pães, grissinis ou então cangalhas, como eu fiz.

Terrine de gorgonzola com nozes e damasco

150g. de queijo gorgonzola
150g. de cream cheese
1/4 xícara de nozes picadas
1/4 xícara de damascos secos picados

Em um prato, amasse com um garfo o gorgonzola, deixando pedaços não muito pequenos nem muito grandes. Em outro prato ou tigela, misture ao cream cheese as nozes e o damasco.

Forre um refratário pequeno (+/- 350ml.) com um pedaço grande de plástico filme e comece a montagem com 1/3 do gorgonzola. Por cima intercale uma camada com metade do cream cheese, outra camada do gorgonzola e mais uma com o restante do cream cheese.

Finalize com a terceira parte do gorgonzola e embrulhe a terrine com as bordas do plástico filme. Com cuidado, pressione levemente para firmar.

ComoFazerTerrineGorgonzola_CozinhandoPara2ou1

Leve a terrine à geladeira por pelo menos 8 horas para firmar. Depois, desenforme sobre um prato e enfeite com mais um pouquinho de nozes e de damasco.

Sirva em seguida com torradinhas, pães, grissinis ou então as cangalhas. Esta quantidade serve entre duas e quatro pessoas como antepasto ou petisco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

8 Comentários

  • Milena Sodré

    /

    Fiz hoje, está agora na geladeira e ficou com uma cara ótima. Dei um toque e coloquei uma geléia de damasco entre as camadas, para adocicar um pouco e reduzir um pouco o gosto do gorgonzola.
    Do anciosa pra comer.
    Obrigada pela receita!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Milena, espero que tenha ficado uma delícia e todos tenham amado! Essa terrine é minha paixão 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Adriana

    /

    Adorei, conserva qts dias depois de pronta na geladeira?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Adriana,
    não recomendo fazer com muita antecedência para servir (faria no máximo na véspera). Se sobrar, pode manter na geladeira em pote bem fechado por até uns 3 dias.

  • LEDA FURLANI DA SILVA GRADIN MARCONDES

    /

    Que interessante acho que ficaria bom como recheio de massa

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ah, com certeza, Leda.
    Aliás, fica bom de qualquer jeito 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram