Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas

Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas

 

Esta é uma ótima opção de entradinha para as festas de fim de ano: deliciosa, sofisticada e hiper fácil de fazer. E o melhor é que dá para deixar tudo preparado e, minutos antes de servir, levar rapidinho ao forno. Tudo tão simples e gostoso que nem parece verdade.

E garanto que vai fazer sucesso tanto para uma ou duas pessoas como para grupos maiores (afinal, é só multiplicar as quantidades). E esta dica é para anotar e usar sempre que surgir uma visita de última hora!

Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas

1 queijo camembert pequeno (125g. a 200g.)
3 a 5 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas sem açúcar (ou outra de sua preferência)
Torradinhas, grissinis ou rodelas de pão para acompanhar

O segredo desta entrada é usar os ingredientes em temperatura ambiente. Por isso, retire-os da geladeira com certa antecedência.

Com uma faca bem afiada, faça dois cortes superficiais em forma de cruz sobre o queijo e coloque-o em um refratário ou prato que possa ir ao forno.

Pré-aqueça o forno em 160º-180ºC e coloque o queijo por mais ou menos 15 minutos ou até que o queijo fique macio mas com a casca ainda intacta. Retire-o do forno e com a ajuda de uma faca ou colher levante delicadamente as pontas da superfície cortada. No centro, sobre o queijo, coloque a geleia (a quantidade de geleia fica a seu critério, mas eu acho que 3 colheres de sopa são suficientes para um queijo de 125g.).

O interior do queijo estará bem macio (e quente, cuidado!), e vai se misturar com a geleia à medida em que você vai mexendo nele. Você pode usar grissinis para comê-lo como um fondue de camembert ou então, com espátulas para patê, colocar sobre torradinhas ou fatias de pão. Na foto abaixo, cortei a casca para tentar mostrar a consistência da mistura, que fica realmente irresistível! Mas sugiro evitar abrí-lo muito para que não esfrie, pois o queijo vai ficando mais firme.

Se quiser, pode colocar nozes, amêndoas ou pistaches picados por cima, mas eu realmente acho que o camembert fica tão perfeito somente com a geleia que não costumo adicionar mais nada.

Esta quantidade serve de duas a três pessoas como entradinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram