Você está aqui:  / Massas e molhos / Ragù bianco (molho de linguiça com queijo cremoso)

Ragù bianco (molho de linguiça com queijo cremoso)

Uma comidinha especial, muito gostosa e bem prática de fazer. Este ragù bianco, um molho feito com uma boa linguiça e queijo cremoso, é uma excelente dica para variar o molho de tomate ou branco de sempre em um almoço de domingo ou então em um jantarzinho especial no meio da semana, acompanhado de um bom vinho, é claro. Vale até mesmo para uma ceia menos tradicional nas festas de fim de ano, não acha? 😉

Vi esta receita italiana, se não me engano, no blog Sem medida e resolvi tentar reproduzir.

Usei uma linguiça suína curada com um toque de pimenta que tinha em casa e, na falta de opção melhor, usei um queijo mascarpone e algumas gotinhas de limão para tentar chegar mais próximo do sabor do squacquerone da receita original. Como também não tinha um belo tagliatelli, usei esta massa curta chamada de cappelletti e finalizei com muito queijo parmesão ralado na hora.

Em 20 minutos o prato estava na mesa. É claro que ficou bom, mas tenho certeza de que em um restaurantinho aconchegante em Bologna, na Itália, seria ainda mais agradável.

Ragù bianco (molho de linguiça com queijo cremoso)

2 porções de massa de sua preferência (pode ser longa como tagliatelli ou curta como este cappelletti)
1 linguiça fresca ou defumada
150g. de queijo cremoso
1 colher de chá de limão espremido
1/4 de xícara de vinho branco seco
2 conchas da água de cozimento do macarrão
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece cozinhando a massa de acordo com as instruções da embalagem para ficar al dente.

Retire a pele da linguiça e desmanche o recheio como se fosse carne moída. Aqueça uma frigideira alta em fogo médio e refogue a linguiça até começar a dourar (se precisar, regue com um fiozinho de azeite só para começar a fritar).

Abaixe o fogo, junte o vinho e vá raspando o fundo da frigideira para retirar todo o sabor. Coloque, então, o queijo cremoso e o limão, misturando bem para integrar todos os sabores, sem deixar cozinhar muito.

A massa já deve estar quase pronta, então retire um pouco da água do cozimento e junte ao molho, mexendo delicadamente apenas para dar textura. Prove e, se precisar, corrija o tempero (geralmente o tempero da linguiça é suficiente, mas depende do tipo que você usar).

Escorra a massa e junte à frigideira, envolvendo-a com o molho. Sirva em seguida com um pouquinho de queijo parmesão ralado na hora por cima. Um bom vinho acompanha, claro!

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Wagner Tavares de Oliveira

    /

    Ótimo artigo, com ótimas receitas aqui no Cozinhando para 1 ou 2

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram