Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Camarões na manteiga com alho

Camarões na manteiga com alho

Calor combina com praia. Mas se a gente não está na praia, dá um jeito de trazê-la até nós.

Desta vez, usei camarões extra G e usei manteiga com alho, Para acompanhar e refrescar, uma saladinha de rabanete e cebola roxa com coentro, mais um molho de maionese com mostarda rústica.

Você pode fazer uma porção só com esses elementos ou então complementar com uma bela salada de folhas e rodelas de pão ou até um arroz branquinho mesmo que já vira uma refeição completa.

Para fechar com chave de ouro, falta só uma cerveja trincando ou uma caipirinha caprichada, hein? 😉

Camarões na manteiga com alho

10 camarões VG
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1 colher de chá de coentro em pó
1 pitada de pimenta caiena
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de limão espremido
Coentro ou cheiro verde frescos bem picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Limpe os camarões retirando a casca e as patinhas, mas deixando o rabinho. Com uma faca afiada, faça um corte na superfície dos camarões e retire a veia escura (eu costumo usar um palito de dente).

Coloque os camarões limpos em uma tigela e tempere com os temperos secos. Misture bem para distribuir homogeneamente. Regue com um fio de azeite e misture novamente. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos. Depois desse tempo, junte o limão e já cozinhe-os em seguida.

Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Logo depois acrescente o alho, abaixe o fogo para o mínimo e coloque metade dos camarões. Deixe dourar um lado (cerca de 3 minutos), vire e espere dourar do outro lado. Coloque em um prato. Repita com os camarões restantes.

Antes de servir, salpique com o coentro picado. Estas quantidades servem duas porções como entrada ou acompanhamento (fica uma delícia na salada!).

Para a maionese com mostarda:
Preparei a maionese caseira de leite e a mostarda de cerveja. Usei meia xícara de maionese e 1 colher de sopa da mostarda (se preferir, use maionese e mostarda compradas prontas). Prove e tempere com sal, pimenta do reino ou limão, se necessário.

Para a saladinha de rabanete e cebola roxa:
Fatie quatro rabanetes médios e meia cebola roxa bem finos. Coloque em uma tigela de boca larga e regue com 1/4 de xícara de vinagre e 1/4 de xícara de azeite. Misture e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Deixe na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de servir.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram