Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Massa com molho branco e espinafre (sem lactose, vegana)

Massa com molho branco e espinafre (sem lactose, vegana)

Vivendo e aprendendo, não é mesmo? Outro dia, tomei matchá com leite no café da manhã crente que estava arrasando com o ferro do chá verde e, como postei no Instagram, algumas pessoas me alertaram que não deveria combiná-lo com leite pois o cálcio dificulta a absorção do ferro pelo organismo.

Errei de manhã mas já aprendi com o erro, porque o plano para o almoço seria preparar um molho de queijo de cabra (também rico em cálcio) e espinafre por causa do ferro.

Fui então em busca de ingredientes para preparar uma alternativa ao molho branco com queijo e acabei inventando um molho com base de castanhas e palmito para receber as folhas de espinafre. E não é que ficou uma delícia?

Para completar, uma massa artesanal integral também de espinafre, tomatinhos e castanha do Pará ralada para enganar os olhos, já que resolvi que evitaria também o queijo parmesão.

Aprendam comigo, meus amigos: evite o cálcio junto do ferro. O melhor mesmo é chupar uma laranja ou tomar uma limonada pois a vitamina C, sim, ajuda na absorção do ferro.

Massa com molho branco e espinafre (sem lactose, vegana)

2 porções de massa (usei penne de espinafre sem ovos)
1/2 xícara de palmito em conserva picado
1/2 xícara de castanhas de caju
1/2 cebola grosseiramente picada
1 dente de alho grosseiramente picado
1 xícara de água filtrada
2 xícaras de folhas de espinafre lavadas e secas (pode dar uma amassadinha para caber bastante)
10 tomatinhos cortados ao meio
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece colocando as castanhas de caju de molho em água fervente suficiente para cobrir e deixar 1 dedo de água acima do nível das castanhas. Deixe pelo menos 1 hora ou até da noite para o dia.

Coloque a massa para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente.

Em uma outra panela, aqueça um bom fio de azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam transparentes (não deixe dourar). Junte o palmito escorrido do líquido da conserva e enxaguado em água corrente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar por mais uns 4 ou 5 minutinhos. Desligue o fogo.

Escorra as castanhas e descarte a água do molho. No liquidificador ou com o mixer, bata as castanhas escorridas com 1 xícara de água filtrada até ficar bem homogêneo. Junte o refogado de palmito e bata também para obter um creme.

Retorne esse creme à panela e deixe engrossar até o ponto que preferir (mais grosso ou mais ralo). Prove e corrija o tempero, se necessário. Junte as folhas de espinafre, misture e desligue o fogo em seguida.

Envolva a massa com molho branco e espinafre e sirva em dois pratos. Por cima, coloque os tomatinhos e regue com um fio de azeite. Se quiser, rale castanhas do Pará por cima como se fosse queijo.

Estas quantidades rendem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram