Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa creme de ervilhas secas com linguiça portuguesa

Sopa creme de ervilhas secas com linguiça portuguesa

Acho que toda criança já fez careta para sopas e eu fui uma delas. Achava que eram o jantar mais sem graça da vida e muitas vezes comi fazendo careta — hoje, ao lembrar disso, penso em tantas crianças que dariam tudo por um prato de sopa e me sinto mal.

Mas atualmente, também, virei uma louca por cremes e caldos, dos mais diferentes tipos. Primeiro porque geralmente são bem fáceis de preparar e depois porque viram uma refeição completa e rápida, que esquenta e sustenta.

Esta sopa creme de ervilhas, feita com as ervilhas secas e complementada com deliciosas rodelas de linguiça portuguesa, era uma das minhas menos queridas receitas quando era pequena. Felizmente resolvi experimentá-la depois de adulta e descobri que ela me lembra da comida da vó Nair e virou uma comida afetiva, que vira e mexe aparece na minha mesa — vai entender por que ainda não tinha sido fotografada e postada aqui.

Sopa creme de ervilhas com linguiça portuguesa

250g. de ervilha seca/ ervilha partida
150g. de linguiça portuguesa em rodelas finas
3 dentes de alho bem picadinhos
1 folha de louro
3 xícaras caldo de legumes (eu usei o Tablete de caldo de legumes saudável dissolvido em água)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque as ervilhas em cerca de 1 litro de água filtrada e deixe de molho de um dia para o outro (ou pelo menos umas 4 ou 5 horas).

Aqueça um bom fio de azeite em uma panela de fundo grosso ou panela de pressão e coloque a linguiça para dourar. Junte o alho, o louro e deixe refogar por uns três minutinhos.

Acrescente as ervilhas escorridas à panela, misture bem e deixe refogar também por mais uns três minutos. Adicione, então, o caldo de legumes e, quando começar a ferver, abaixe o fogo. Se for usar a panela de pressão, tampe-a e conte 15 minutos após começar a chiar. Na panela comum, deixe cozinhar por cerca de 25-30 minutos, com a panela tampada, até que a ervilha esteja macia.

Destampe a panela e misture a sopa. As ervilhas devem estar se desfazendo, formando um creme (caso não estejam, deixe cozinhar por mais alguns minutos). Prove e, se precisar, corrija o sal e a pimenta.

Sirva a sopa creme de ervilhas ainda quente com queijo ralado e um bom vinho. Estas quantidades servem entre duas e três porções, dependendo da fome.

Se sobrar, congele em porções individuais por até 3 meses. Para consumir, deixe descongelar na geladeira de um dia para o outro.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram