Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pão de centeio com cerveja

Pão de centeio com cerveja

Fazer pães é sempre uma delícia, apesar de ter deixado de lado meu fermento natural por causa da correria da vida. Ele ainda está vivo, mas conservado no freezer e desidratado para quando as coisas acalmarem. A saída, então, tem sido testar receitas mais rápidas, feitas com fermento biológico seco.

Desta vez, escolhi um pão bem caprichado, feito com farinha de centeio e cerveja. E que sabor especial, minha gente! Em pouco mais de duas horas a massa cresce e é assada, virando um pão fofinho e super perfumado. Delícia que deixa qualquer café da manhã ou da tarde muito mais gostoso.

A receita é da Ana Claudia, do Dom Manjericão.

Pão de centeio com cerveja

1/2 lata de cerveja pilsen em temperatura ambiente (175ml)
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
1 xícara de chá de farinha de centeio
3 colheres de sopa de açúcar refinado (ou mascavo)
3 colheres de sopa de óleo de girassol (ou outro óleo vegetal)
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento biológico seco

Em uma tigela coloque a farinha de centeio e 1 xícara da farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Misture bem.

Abra uma cova no meio dos ingredientes secos e despeje o óleo de girassol e a cerveja. Misture com uma colher e depois com as mãos. Acrescente o restante da farinha de trigo conforme a necessidade até formar uma massa macia, mas pegajosa; mais mole que dura, como se fosse massa para pão de forma.

Coloque a massa em uma forma de pão ou bolo inglês untada com óleo ou manteiga e deixe crescer até dobrar de volume. Eu gosto de deixar dentro do forno de micro-ondas desligado.

Polvilhe com farinha de trigo ou pincele com leite e leve para assar em forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 30-40 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Retire do forno, coloque a forma em cima de uma grelha. Depois de 5 minutos desenforme o pão e deixe-o esfriar ainda em cima da grelha para não suar.

Estas quantidades rendem um pão de centeio com cerveja médio. Conserve-o sempre embrulhado em pano de prato limpo ou dentro de um saco de papel.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram