Você está aqui:  / Aves / Massas e molhos / Almôndegas de frango à moda Sueca

Almôndegas de frango à moda Sueca

AlmondegasDeFrangoAModaSueca_CozinhandoPara2ou1

Que eu amo comidas diferentes vocês estão cansados de saber. Mas às vezes eu me apaixono por uma determinada receita e aí acabo me enganando ao variar só um detalhe para que ela continue sendo diferente mesmo sendo quase igual.

E o caso dessas almôndegas suecas é um bom exemplo. Depois de fui pela primeira vez à Suécia (acompanhou o #cp2ou1naSuécia pelo Instagram?) e voltei sem experimentá-las em casa, resolvi fazê-las eu mesma e me arrependi MUITO de ter perdido a oportunidade de provar o tempero original. Minhas Almôndegas suecas ao molho (Köttbullar med brunsås) ficaram deliciosas e foi aí que eu entendi que não eram só almôndegas com molho e batatas. Eram um prato típico delicioso e diferente de tudo o que eu já havia provado.

O bom é que pude voltar para lá e tratei de me programar para comer a receita original. E me apaixonei ainda mais!

O molho tradicional é um pouco mais encorpado do que o que eu tinha feito e as bolinhas de carne são geralmente servidas com purê de batatas ou batata frita. Olha que bela desculpa para tentar novamente!

Desta vez usei frango que eu moí em casa mesmo, no processador. Mas hoje já é mais fácil de encontrar o frango moído em grandes açougues ou supermercados — e você sempre pode pedir para o açougueiro moer para você na hora. E esse molho… aimeudeus que delícia! Como minha mãe disse da primeira vez, parece um estrogonofe (e deve ficar uma maravilha servido sobre uma boa massa al dente!).

Almôndegas de frango à moda Sueca

Para as almôndegas suecas de frango:
300g. de carne de frango moída (peito ou coxa e sobrecoxa desossada)
1 cebola média picadinha
1/2 xícara de pão amanhecido picado
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de páprica picante ou defumada
1 colher de café de cominho moído
1 colher de café de noz moscada moída
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho sueco:
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de Caldo de galinha ou de legumes (preferencialmente o caseiro, clique AQUI para acessar a receita completa)
2 colheres de sopa de limão espremido
1/4 xícara de vodca
1/2 xícara de creme de leite (preferencialmente fresco)
3 colheres de sopa de salsinha picada

Junte o frango com os outros ingredientes. Misture tudo, amassando com as mãos, para integrar muito bem e distribuir os temperos. Forme bolinhas não muito grandes.

Aqueça uma frigideira grande, derreta a manteiga e coloque as almôndegas. Deixe que fritem até ficarem douradas e retire-as, reservando em local aquecido (pode ser o forno preaquecido em 180ºC por 10 minutos e desligado ou o microondas).

Na mesma frigideira, coloque o caldo e vá misturando com uma colher de pau ou de nylon para dissolver aqueles queimadinhos que ficaram no fundo da frigideira — é isso que vai deixar o nosso molho super saboroso.

Depois, junte o limão e a vodca e espere ferver. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite e mexa de vez em quando até integrar bem e engrossar um pouco (mesma consistência de molho branco para macarrão). Por fim, coloque a salsinha e misture.

Dica: desta vez usei o creme de leite fresco e o resultado ficou mesmo MUITO melhor. Vale a pena!

Retorne as almôndegas ao molho, espere que esquentem bem e sirva em seguida. Esta quantidade serve duas pessoas.

Um típico prato sueco contém estas almôndegas, batatas (eu servi com as Batatas noisette ao alecrim mas podem ser assadas, cozidas, fritas, em purê…) e uma boa colherada de Geleia de frutas vermelhas.

Olha o prato original:

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram