Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Peixe recheado com creme de camarõezinhos e assado com brócolis

Peixe recheado com creme de camarõezinhos e assado com brócolis

PeixeAssadoComCamaroezinhos_CozinhandoPara2ou1

Eu amo peixes, adoro frutos do mar e, sempre que tenho a opção, acabo fazendo estas escolhas. Em parte porque prefiro não comer carnes vermelhas, em outra porque justamente por isso acabo consumindo bastante frango e acabei enjoando.

E com um litoral tão extenso e rico como o nosso, não consigo entender porque não temos o hábito de servir pratos feitos com os pescados. Tenho amigos que comentam que só consomem peixe no restaurante japonês, de vez em quando. É por isso que anualmente acontece a Semana do Peixe, e esta é a 13ª edição, que começou ontem e vai até o dia 15 de setembro.

Neste período acontecem um conjunto de ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no Brasil para estimular o consumo de pescados no país. Como eu super apoio esta iniciativa, sugiro uma receita deliciosa, super prática e saudável.

Escolha seu peixe preferido, de preferência o mais fresquinho possível, e prepare esta beleza na sua casa. O sucesso fica por conta do astro da semana. 🙂

Peixe recheado com creme de camarõezinhos e assado com brócolis

Para o peixe recheado:
1 peixe inteiro e limpo (~700g.) (traíra, corvina, anchova, tainha, pescada branca…)
1 dente de alho
1/2 limão siciliano e 1/2 limão cravo espremidos (se quiser, substitua-os por outros tipos de limões)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
1 punhado de salsa e cebolinha
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o recheio de camarõezinhos com queijo cremoso:
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
1 colher de sopa de Tempero completo caseiro (clique AQUI para acessar a receita completa)
300g. de camarões pequenos limpos
3 colheres de sopa bem cheias de creme de ricota ou cream cheese
1 colher de sopa de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a vontade

Para montar a assadeira:
1/2 limão siciliano e 1/2 limão cravo em rodelas (se quiser, substitua-os por outros tipos de limões)
1/2 cabeça de brócolis (pode ser o ninja ou o tradicional)
1 ou 2 dentes de alho
3 ou 4 colheres de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

O peixe deve estar bem limpo, já sem a barrigada. Lave-o em água corrente e enxugue-o com papel absorvente. Reserve.

No liquidificador ou processador de alimentos, bata bem os ingredientes do tempero (alho, limões espremidos, azeite, salsa e cebolinha, sal e pimenta do reino). Espalhe-o dentro e fora do peixe, cubra com um filme plástico e deixe na geladeira.

Enquanto isso, esquente a manteiga ou azeite em fogo baixo e refogue o tempero completo. Em seguida, junte os camarões e espere que mudem de cor (sem mexer muito para não juntar água) — mais ou menos 3 minutinhos. Coloque o cream cheese, misture tudo, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Por fim, acrescente a cebolinha.

ComoFazerPeixeAssadoComCamaroezinhos_CozinhandoPara2ou1

Cubra uma assadeira com papel manteiga ou alumínio e disponha as rodelas de limão. Coloque o peixe já temperado sobre elas e recheie-o com o creme de camarõezinhos e feche-o.

Em volta do peixe recheado, arrume os floretes de brócolis. Bata o(s) alho(s) com o azeite da montagem no liquidificador ou processador de alimentos e regue os brócolis. Tempere-os também com sal e pimenta do reino.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 30 minutos. Quando completar 20 minutos, tire o alumínio para dourar um pouco a superfície (como o tempo exato vai depender do tamanho do seu peixe e também do seu forno, pode precisar um pouquinho mais ou menos — o jeito é ir conferindo de tempos em tempos se a carne já está cozida).

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Se quiser, acompanhe de uma farofa bem gostosa ou de arroz branco. Outra opção é acrescentar batatinhas precozidas por uns 5 minutos ao redor do peixe e assá-las também.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram