Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Salmão semicru marinado no molho oriental

Salmão semicru marinado no molho oriental

SalmaoSemicruMarinadoNoMolhoOriental

No meu Top 3 de culinárias típicas preferidas estão, com certeza, as comidas italianas, as mexicanas, as orientais (com uma certa vantagem para as japonesas). E a justificativa para essas preferências está na combinação de texturas, no tempero característico e nos sabores inconfundíveis.

Este salmão quase marinado foi uma tentativa de servir um prato que remetesse ao sashimi mas que tivesse um algo a mais que apenas o peixe. Lembrei de um prato que comi no restaurante Sasaya, em Berlim, e resolvi recriá-lo em casa. Pode não ter ficado tão bonito como o prato original, mas garanto que ficou incrível.

Salmão semicru marinado no molho oriental

300g. de salmão limpo (sem pele e sem espinhas)
1/2 cebola em cubos pequenos
1 colher de sopa de alcaparras picadinhas
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 limão espremido
2 colheres de sopa de saquê mirim culinário
2 colheres de sopa de água
1/4 xícara de molho shoyo
Cebolinha picada para servir

Com uma faca bem afiada, corte o salmão em fatias finas e reserve.

Pique todos os ingredientes e, pouco antes de servir, coloque a cebola, as alcaparras e o gengibre em uma tigelinha. Por cima, esprema o limão, acrescente a água, o saquê e o shoyo e misture bem.

ComoFazerMolhoOrientalParaSalmaoMarinado_CozinhandoPara2ou1

Em seguida, junte as fatias de salmão ao molho, apenas umedecendo-as rapidamente e já arrume-as em um prato para servir. Regue com um pouquinho mais do molho oriental e sirva com a cebolinha por cima (eu não tinha em casa neste dia) e o restante do molho a parte.

Quanto mais tempo o peixe ficar em contato com o molho, mais “cozido” ficará. Eu prefiro comer rapidinho, para que ele fique ainda cru e bem macio, quase que como um sashimi. Fica incrível!

Esta quantidade serve duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram