Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Salmão no forno com alho poró e arroz ao pesto de amêndoas

Salmão no forno com alho poró e arroz ao pesto de amêndoas

SalmaoComAlhoPoro_Cozinhand

Sou louca por peixes e o salmão é meu queridinho para todas as situações: de um almoço simples até um jantar mais especial — ele sempre faz bonito e é super fácil de preparar, ótima opção para quem não sabe cozinhar muito bem mas quer impressionar.

Não sei porque acho que salmão combina demais com pesto, por isso, desta vez, incrementei o arroz com um feito com amêndoas (elas dão um toque adocicado incrível ao molho, nunca tinha tentado mas amei!). Além de deixá-lo menos sem graça do que se ficasse branquinho, moldei em um potinho e ainda enfeitei com lâminas das amêndoas. Pronto, prato caprichado que fica pronto em menos de 30 minutinhos. Você duvida? Pode cronometrar! 😉

Salmão no forno com alho poró e arroz ao pesto de amêndoas

Para os papilotes de filés de salmão com alho poró:
2 filés de salmão sem pele
4 a 6 colheres de sopa de alho poró cortado em rodelas fininhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Papel alumínio

Para o arroz com pesto de amêndoas:
1/2 xícara de arroz cru branco ou integral
1 xícara de água quente
4 colheres de sopa de molho pesto feito com amêndoas no lugar das castanhas (clique no link para ver a receita)
Amêndoas laminadas para decorar (opcional)

Comece preparando o arroz da maneira tradicional, sem tempero. Aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue o arroz. Cubra-o com a água quente, espere ferver, abaixe o fogo e deixe a panela semitampada até a água secar.

Enquanto isso, corte dois pedaços grandes de papel alumínio e espalhe um fiozinho de azeite no centro de cada pedaço. Arrume cada filé em um pedaço e, por cima, distribua o alho poró. Regue com mais um fiozinho de azeite e tempere com sal e pimenta do reino.

Com cuidado, levante as pontas do alumínio ao redor do salmão e dobre-as bem, formando uma trouxinha ou “envelope”. Coloque as duas trouxinhas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos.

Prepare o molho pesto e reserve.

Jpeg

Quando o arroz estiver pronto, retire-o do fogo e envolva-o com o pesto. Prove e, se precisar, acerte o sal. Eu coloquei em um potinho para moldar e deixar a apresentação mais bonitinha. Arrume no prato e salpique as amêndoas laminadas por cima.

Retire o salmão do forno e, com cuidado, abra o papilote (fique atento ao vapor quente que vai sair!). Coloque-o no prato, com delicadeza para não quebrá-lo, ao lado do arroz.

Sirva em seguida. Esta quantidade serve duas pessoas. Para complementar a refeição, prepare uma salada de folhas.

Dica: o molho pesto pronto pode ser conservado na geladeira em pote bem fechado por até 1 semana.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram