Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Torta natalina de figos, tâmaras e damascos com nozes pecan ao mel

Torta natalina de figos, tâmaras e damascos com nozes pecan ao mel

TortaNatalinaDeFrutasSecas_CozinhandoPara2ou1

Nunca tinha comido uma torta assim nem me lembro de ter visto alguma parecida. Não sei explicar, mas desde que comecei a pensar nas receitas especiais para as ceias de Natal e de Ano Novo encasquetei que usaria um mix de frutas secas para rechear uma torta gostosa.

Pensei na receita, comprei os ingredientes, desisti mas acabei fazendo. Ainda bem, porque ela ficou tão boa que teria sido uma perda viver sem ter experimentado esta torta. Uma base quase neutra recebe um recheio pedaçudo e uma cobertura de nozes com mel para finalizar transformam-se em uma sobremesa especial e fácil de preparar.

Para o recheio:
1 1/2 xícara de frutas secas picadas (damasco, figo, tâmaras, uvas passas etc.)
1/4 xícara de conhaque ou de rum
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de maisena
2 colheres de manteiga gelada
2 colheres de sopa de açúcar
1 fio de água (quanto for necessário)

Para a cobertura:
Nozes pecan
2 colheres de sopa de mel

Corte as frutas secas em cubinhos (eu usei damascos, tâmaras, figos e uvas passas) e coloque-as para reidratar na bebida por pelo menos uns 20 minutos, misturando de vez em quando.

Enquanto isso, misture em uma bacia ou tigela a farinha, a maisena, a manteiga e o açúcar, usando um garfo ou colher para não esquentar a manteiga, até obter uma farofa grossa. Aos pouquinhos, vá acrescentando a água até dar o ponto de enrolar a massa. Embrulhe em um pedaço de plástico filme e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.

Depois disso, coloque as frutas com o caldo, a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até começar a engrossar, em ponto um pouco menos líquido que o de geleia. Desligue o fogo e deixe esfriar.

ComoFazerTortaNatalina_CozinhandoPara2ou1

Retire a massa da geladeira e cubra o fundo de uma assadeira com fundo falso (20cm. de diâmetro) e fure com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 15 minutos ou até começar a dourar.

Despeje o recheio na massa, espalhando-o homogeneamente para as bordas. Coloque as nozes em uma tigelinha, regue com o mel, misture e arrume-as sobre a torta. Deixe-a descansar em temperatura ambiente e coberta com uma cúpula ou escorredor de macarrão para proteger de insetos.

Esta quantidade serve até 6 pedaços pequenos. Conserve-a por até 3 dias na geladeira, mas retire um pouco antes de servir para que volte à temperatura ambiente.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram