Você está aqui:  / Pães e biscoitos / “Peeta’s Burnt Bread” do filme Jogos Vorazes (pão sem sova com nozes e passas)

“Peeta’s Burnt Bread” do filme Jogos Vorazes (pão sem sova com nozes e passas)

PeetasBurntBread_CozinhandoPara2ou1

Estreia esta semana nos cinemas do Brasil o filme “Jogos Vorazes: A Esperança”, que retrata a primeira parte do último livro da trilogia escrita por Suzanne Collins.

Aí você me pergunta: e o que isso tem a ver com o Cozinhando Para 2 ou 1? É que uma das cenas mais marcantes na trama envolve um pão — o pão do Peeta — e, como eu amo preparar pães em casa, tudo vira desculpa para fazê-lo.

Resumindo bem, só para contextualizar, o personagem Peeta Mellark é filho de um padeiro que desde o primeiro dia de aula se apaixona por Katniss Everdeen, a mocinha que enfrenta diversas dificuldades durante a história.

Um dia, a família dela estava passando fome e ela sai a procura de algo para alimentá-los. Ele, querendo ajudá-la, queima um pouco os pães que estava assando, sua mãe ordena que os dê aos porcos, mas ele joga para ela, que leva para casa e alimenta a família. Precisa dizer que é o início de um romance? <3

 

Não sabia se existia uma receita “oficial” do pão do Peeta, mas a busca foi muito rápida. Acho que não existe a fórmula exata, mas esta versão que encontrei no blog Fictional Food me pareceu tão gostosa e bonita que fiquei com ela. E uma das coisas de que mais gostei é que foi o primeiro pão sem sova que fiz e o resultado foi surpreendente: uma massa leve e extremamente fofinha, super saborosa com as passas e as nozes.

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo (para pães)
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher de chá de sal
1/4 xícara de uvas passas
1/4 xícara de nozes picadas
3/4 xícara de água
Farelo de trigo, farinha de milho ou farinha adicional para polvilhar

Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos (como não tinha nozes em casa, usei castanhas de caju). Adicione a água e misture até obter uma massa molhada e pegajosa. Se não estiver muito pegajosa, misture mais 1 ou 2 colheres de sopa de água.

Cubra a tigela e deixe descansar em temperatura ambiente até que a superfície fique pontilhada com bolhas e a massa dobre de tamanho (a gente não tem o trabalho de sovar a massa, mas precisa esperar entre 12 e 18 horas para que ela fermente, o que vai deixar nosso pão super macio).

Quando a massa já tiver crescido, espalhe uma boa quantidade de farelo de trigo, farinha de milho ou farinha em uma superfície limpa. Despeje a massa sobre a bancada e salpique o restante da farinha por cima, formando um pão longo (a massa vai continuar pegajosa, é necessário “empaná-la” com a farinha para conseguir manuseá-la). Eu usei no total mais ou menos 1/2 xícara de uma mistura de gérmen de trigo, farinha de linhaça e fubá (metade embaixo e metade em cima da massa).

ComoFazerPeetasBurntBread_CozinhandoPara2ou1

A receita original sugere que o pão seja assado sobre uma pedra refratária para forno, mas como não tenho, untei com um tiquinho de manteiga uma assadeira e salpiquei a mistura de farinhas antes de colocar o pão para crescer novamente por mais 2 horas. Cubra-o com um pano de prato limpo e deixe-o dentro do forno desligado ou do microondas, protegido do vento.

Meia hora antes de completar as 2 horas, preaqueça o forno em 250ºC. Quando completar as 2 horas do segundo crescimento, coloque o pão para assar por 30 a 45 minutos, até que ele comece a dourar — ou, se preferir, deixe-o queimar como no filme. 😉

Retire o pão já assado do forno e deixe-o esfriar sobre uma grelha.

Dica: caso não consuma o pão inteiro, conserve-o em um saco de papel (e não de plástico) por uns 3 dias — as passas aceleram o tempo de deterioração.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram