Você está aqui:  / Carnes / Picadinho de carne na cerveja preta

Picadinho de carne na cerveja preta

picadinhocarnenacervejapreta_cozinhandopara2ou1

Eu acredito que cozinhar é uma aventura incrível: começamos a reproduzir os sabores que conhecemos, que crescemos comendo e, à medida que pegamos gosto pela coisa, vai surgindo uma vontade de descobrir variações e novas possibilidades. Bom, comigo foi assim e é muito legal navegar pelos arquivos e ter os registros para perceber essa evolução, as descobertas e a, cada receita postada, a adição de um punhadinho a mais de ousadia.

Já contei diversas vezes que não sou do time dos carnívoros, mas cada vez mais tenho me aplicado em aprender a preparar e também me permitido experimentar pratos diferentes do que estou (estava!) acostumada.

No mês passado embarquei em um projeto tipo “sonho” (que logo logo falarei por aqui) e encasquetei que precisava testar novas preparações, principalmente com carne vermelha. Um dos testes foi esse picadinho com cerveja preta, que encontrei no caderno de receitas que a Vó Nair fez para mim quando fui morar sozinha. Arrisquei pela primeira vez e não é que ficou bom? Acredita que eu gostei de comer a carne? Pois aqui está!

Picadinho de carne na cerveja preta

300g. de carne em cubos (filé mignon, miolo de alcatra, acém ou coxão mole)
50g. de bacon em cubinhos
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 folha de louro
1 colher de café de cominho em pó
1 pitadinha de pimenta calabresa desidratada
1/2 colher de sopa de salsinha bem picadinha
1/2 garrafa (long neck) de cerveja preta de sua preferência
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o bacon para fritar em sua própria gordura e com um fiozinho de azeite em uma panela alta até quase ficar crocante. Acrescente a cebola e o alho e os refogue, nesta gordura, sem deixar dourar.

Agora é a vez da carne: adicione-a e rapidamente salpique a farinha de trigo por cima. Vá misturando até que todos os pedaços mudem de cor e comecem a dourar — cuidado para não deixar queimar! Adicione o extrato de tomate, o molho inglês, o louro, o cominho, a pimenta calabresa e a salsinha, mexa novamente para distribuir bem os sabores, e regue com a cerveja. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela com uma fresta para o vapor sair e deixe cozinhar por 20 minutos. (Enquanto isso você pode tomar o restante da cerveja. 😉 )

Após este tempo, destampe a panela, misture novamente e verifique se a carne está macia. Aproveite para provar e temperar com sal e pimenta do reino.

Espere mais uns 5 a 10 minutos para o caldo engrossar um pouco mais e sirva em seguida. Se quiser, jogue um pouquinho de salsa picadinha por cima.

Para acompanhar, nosso velho amigo arroz branco e uma Batata palha (feita no forno) [clique no link para ver a receita completa] ou uma bela Farofa [clique no link para ver dicas para preparar uma farofa perfeita e sugestões de complementos].

Esta quantidade serve bem 2 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

  • Hélida Soares

    /

    Meu filho anda numa fase de degustar cervejas e aproveitei a receita para fazer para ele no fim de semana. Sabe que ele gostou tanto que anotou o endereço do site e disse que ia fazer em casa? Isso porque ele não cozinha nada, nem arroz. kkkk Se você conseguir ele mudar isso vai ser milagre! obrigada por compartilhar. Abç

  • Luciana C.

    /

    Que legal saber disso, Hélida! Espero que o CP2ou1 seja útil para o seu filho, não só com a receita deste picadinho. 🙂
    Obrigada por voltar aqui para contar e também por divulgar o site. 🙂
    Abraço!

  • Lilian Santos

    /

    Fiz para um jantar romântico! Ficou incrível! Só que eu adicionei champignon que ele gosta mto! 🙂 Obrigada! Meu jantar foi um sucesso!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lilian, fico super feliz em ter contribuído para uma noite especial. 🙂
    E o mais gostoso é a gente ir dando o nosso toque, sempre fica melhor.
    Beijo e volte sempre

  • Letícia

    /

    Qual cerveja vc usou?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Letícia!
    Eu gosto de usar a Caracu, mas você pode escolher a sua preferida. 🙂
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram