Você está aqui:  / Cardápios Especiais / 90 receitas diferentes e fáceis para o almoço do dia a dia

90 receitas diferentes e fáceis para o almoço do dia a dia

Um dos grandes sucessos aqui do Cozinhando para 2 ou 1 é o nosso especial com 40 receitas fáceis e práticas para um jantar rápido. E, desde que ele foi publicado, tenho recebido inúmeros pedidos de ideias diferentes e fáceis para um almoço do dia a dia. Pois aqui estão, finalmente, algumas dicas especialmente selecionadas para que seu cardápio seja sempre prático e gostoso. Aliás, são praticamente três meses de receitas diferentes, para não ter desculpa de que faz sempre a mesma coisa. 😉

Para começar, não há nada melhor do que uma boa salada. Além de evitar exageros no prato principal, ainda ajuda a complementar a dose diária de vitaminas e nutrientes que o nosso corpo precisa.

Para variar a tradicional combinação de folhas com tomate, que tal apostar em uma Salada de alface com espaguete de abobrinha, laranja, champignons e molho de mostarda, uma Salada califórnia (com pepino, manga, kani kama e molho tarê), ou uma Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light)?

SaladasAlmoco

Salada de grão de bico com damasco e as Batatinhas a vinagrete com ovos de codorna, pimenta biquinho e azeitonas ou a Salada alemã de batatas com maionese de iogurte também são ótimas opções.

O segundo passo é escolher uma proteína, que geralmente é uma carne, mas existem muitas outras possibilidades. Um Bife ou frango à milanesa (com casquinha sequinha e crocante) sempre agrada, mas você também pode optar por Tiras de mignon com molho de tomate (receita com vídeo), Polpetone recheado, Kafta no palito (bolinho árabe/ libanês de carne moída com especiarias) ou Filé à pizzaiolo rapidinho (com molho de tomate e queijo derretido). A Costela suína super fácil também é excelente para mudar o cardápio.

CarnesAlmoco

O frango é bastante comum nas mesas brasileiras, mas também dá para variar no preparo: Frango a rolê recheado com queijo e peito de peru (ou presunto)Frango caipira (com legumes e milho na espiga)Almôndegas de frango recheadas com queijoFrango com requeijão gratinado no forno (receita com vídeo), Frango com legumes na páprica com limãoFilé de frango à marguerita (com tomates italianos e manjericão) e Filé de frango empanado com parmesão.

FrangoAlmoco

Quer mudar ainda mais? Vá de Sobrecoxa de frango assada com iogurte de ervas e batatinhas, Frango louco (carne louca de frango), Espetinhos de frango picante (calorias reduzidas)Iscas crocantes de frango (calorias reduzidas) e Sobrecoxas de frango empanadas com curry. Aliás, dá até para preparar um franguinho assado com um tempero especial: Galeto assado (frango assado para 2 pessoas) — receita com vídeo.

Uma ótima solução para sair do óbvio no dia a dia é consumir peixes e/ou frutos do mar pelo menos 2 vezes na semana. Não tem ideia de como prepará-los? Vamos lá: Filé de peixe com gengibre e raspas de laranja, Peixe empanado com fubáFilé de peixe com queijo derretido no forno, Escabeche de tilápiaFilé de peixe com vagens ao molho de mostarda e ervas, Filé de abadejo com risoto de limão, Almôndegas de atum (calorias reduzidas) e até um delicioso Ceviche (ou cebiche) de pescada branca são boas sugestões.

PeixeAlmoco

Para quem quer trocar as carnes (vermelhas ou brancas) por outros tipos de proteína, as possibilidades são praticamente infinitas. Algumas delas são a Berinjela à parmegiana, o Quibe assado de quinua e ricota, as Cestinhas de kani kama e abobrinha ao leite de coco com curry, o Enformado de inhame com brócolis, couve flor e queijo branco (calorias reduzidas), a Moussaká (lasanha grega de berinjela), os Tomates farcies (tomates recheados), os Legumes assados com ricota ao lemon pepper, a Abobrinha recheada com quinua, a Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel e o Shimeji gratinado com batata.

ProtVegetalAlmoco

Prefere optar pela carne de soja? Pois então abuse das receitas de Curry de carne de soja com legumes, de Estrogonofe de carne de soja e até de um Hambúrguer vegano de proteína de soja e funghi. Outras alternativas são as Almôndegas de abóbora e ricota e as Almôndegas de grãos (receita vegana).

Os acompanhamentos também são importantes para uma refeição completa. Em vez do arrozinho branco de sempre, o que acha de um Arroz com vagem e limãoArroz de carreteiro (ótimo para reaproveitar as sobras de carne do churrasco), Arroz de brócolis super fácil (receita com vídeo), Mix de grãos à indiana (com legumes, gengibre e especiarias) ou então de um Falso risoto de linguiça e cream cheese?

AcompanhamentosAlmoco

Outras opções são as Galettes de cenoura, Tortinhas de batatas gratinadas (Pommes au gratin), Cebolas douradas (cebolas árabes ou cebolas à tirolesa), Mandioca dourada no forno com cominhoCuscuz nordestino com legumes na manteigaInhames dourados ao forno, e Legumes à moda mediterrânea.

Purês são sempre deliciosas escolhas, e para fugir do purezinho de batatas, opte entre Purê de ervilhas, Purê de batata doce, Purê de mandioquinha e até mesmo Purê de batatas à pizzaiola.

PratoUnicoAlmoco

Quando não temos muito tempo para preparar o almoço, a saída é escolher uma receita rápida de pratos únicos, que já unem o carboidrato e a proteína com os demais nutrientes necessários para uma refeição balanceada. Algumas sugestões são o Pimentão recheado com couscous, linguiça e vagem, o Escondidinho de batata baroa com frango desfiado, a Polenta recheada com molho de carne e gratinada com parmesão, o Cassoulet simplificado (“feijoada” francesa de feijão branco com linguiça, bacon e cenoura), as Batatinhas assadas com molho de requeijão e ervas (no microondas), o Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo) e as Galetes de batata com carne moída ao requeijão.

Uma torta também sempre ajuda quando o tempo é curto ou então para aproveitar as sobras da geladeira; anote as sugestões: Torta salgada cremosa de fubá (passo a passo)Torta de bacon e milhoTorta de macarrão com sobras de salmão e de alho poró ou então Massa básica para torta salgada.

MacarraoAlmoco

Massas também são super práticas. Mas se aqueles molhos básicos já enjoaram, aposte no Macarrão à Carbonara (com bacon, ovo, parmesão e creme de leite), na Pasta alla Norma (com molho de tomate, berinjela, alho, manjericão e pimenta calabresa), no Molho cremoso de sardinha com limão e ervas, no Espaguete à amatriciana (All’amatriciana), no Talharim caprese na manteiga (com queijo, tomate e manjericão fresco), no Ragú de carne seca super rápido (molho de tomate com carne seca) e no Canelonni de massa de pastel.

Quer alternativas mais leves? Sim, também temos: Talharim integral com brócolis assado ao alho e óleoFarfalle aos tomatinhos assados com alcaparras, ervas e um toque de alho, Macarrão com creme de ricota, Macarrão com molho de beterraba e gorgonzolaEspaguete de abobrinha com tomatinhos, muçarela de búfala e manjericão, Talharim de cenoura com creme de queijos com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas) e até um Espaguete integral com molho “à Carbonara” light (com ovo, creme de ricota, shitake e abobrinha). Ah, as Panquecas sem glúten de ricota temperada também são uma ótima escolha.

E, se você quiser navegar ainda mais pelas nossas receitas, veja abaixo mais algumas sugestões:

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

20 Comentários

  • lariqueta

    /

    Tem que fazer a versão pra impressãooooo!! sao muito boas pra ter em casa! <3

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, querida! <3
    Faz alguns meses que estou mexendo nele e só hoje consegui terminar. Deu trabalho mas acho que valeu a pena. 😉

  • Luciana C.

    /

    Lariqueta, selecionar e agrupar todas essas receitas já deu um trabalho imeeeenso. Mas prometo que estou pensando em uma solução para quem prefere imprimir as receitas. 😉
    beijo

  • Franciele

    /

    Maravilha!!! Obrigada

  • Luciana C.

    /

    😉
    Faça bom uso, Franciele!

  • Karla

    /

    Adorei! Acabei de casar e não tenho tantas habilidades na cozinha…. o marido vai gostar!

  • Luciana C.

    /

    Que bom que vc gostou, Karla. Espero que as dicas e receitinhas ajudem as suas refeições serem gostosas e agradáveis.
    Volte sempre 🙂

  • Izabela

    /

    Ameeeei! Preciso testar todas hihi salvando na lista de favoritos do meu cel.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Izabela, garanto que vc vai gostar!
    E, se puder, volte aqui pra contar pra gente o que achou. 😉

  • Fátima

    /

    Amei. Excelente trabalho. Muito sucesso para você.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada pelo carinho, Fátima!
    E volte sempre para conferir as novas receitas 🙂

  • Juliana

    /

    Ameeeei esse post!!! Obrigada!!!
    Também adoraria pode imprimir todas as receitas!!!!
    Mas já valeu demais!!
    Beijos

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Juliana!
    Ainda não descobrimos uma forma de facilitar a impressão de todas as receitas de uma vez, mas em cada uma delas há um botãozinho que você pode clicar para imprimi-la. Dá uma olhadinha ali no fim da postagem, ao lado dos links para Facebook, Twitter, Linked In… 🙂
    E volte sempre!

  • Aline

    /

    Simplesmente magnífico!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Aline!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Fred

    /

    Com minha vida atual de solteiro, tive que aprender tudo na marra, suas receitas me ajuda muito.
    Obrigado!

  • Julio Cesar Sacomori

    /

    Nossa, que post perfeito! Parabéns!

  • Elias

    /

    Muito boa todas receitas, vou testar.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram