Você está aqui:  / Carnes / Reaproveitamentos / Tortas e quiches / Torta à mexicana (com carne moída, molho de tomate apimentado, milho e requeijão)

Torta à mexicana (com carne moída, molho de tomate apimentado, milho e requeijão)

tortamexicana_cozinhandopara2ou1.jpg

No fim de semana sempre sobra mais tempo para cozinhar, mas geralmente a vontade é de me jogar no sofá e nem ver o tempo passar. Mesmo assim, prefiro preparar uma comidinha gostosa e rápida mas que encha os olhos (e o estômago, claro). Comecei com a ideia de fazer um cuscuz simples com mais alguma coisinha, mas abri a geladeira e visualizei uma refeição à moda mexicana: virou uma torta super saborosa e colorida.

Torta à mexicana (com carne moída, molho de tomate apimentado, milho e requeijão)

Ingredientes para a base da torta à mexicana:
1 xícara de farinha de milho pré-cozida (para cuscuz)
1 ovo
1/2 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de leite
Sal e pimenta do reino a vontade

Ingredientes para o recheio da torta à mexicana:
2 fatias de muçarela
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1/2  cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
1 colher de chá de pimenta dedo de moça picadinha ou de pimenta calabresa desidratada
1/2 tomate em cubos
1/2 pimentão em tirinhas
200g. de carne moída
1/2 limão pequeno espremido
1/2 xícara de polpa de tomate
1/2 lata de milho verde escorrido
Azeitonas picadas
Molho de pimenta (opcional)
Requeijão cremoso
Coentro ou salsinha para decorar
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para a base, coloque a farinha de milho em uma tigela, acrescente os outros ingredientes e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem até obter uma massa homogênea.

Unte com um tiquinho de margarina um refratário (o meu tem 17cm. x 17cm.) e espalhe a massa. Deixe descansar enquanto prepara o recheio e depois cubra com as fatias de queijo cortadas em tiras e salpique o queijo ralado.

massatortamexicana.png

Para o recheio, comece refogando em um fio de azeite a cebola, o alho e a pimenta, para que ela também solte seus aromas, até começar a dourar. Em seguida, acrescente o tomate e o pimentão e deixe que comecem a amolecer.

Coloque a carne moída e o caldo de limão (ele faz com que a carne fique soltinha e não forme grumos) e vá misturando para que a carne cozinhe. Quando ela mudar de cor, acrescente a polpa de tomate e deixe engrossar um pouquinho, sempre em fogo baixo e mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Para finalizar, envolva o milho e as azeitonas picadas no molho e espere secar mais um pouquinho até ficar com cara de recheio e não de molho. Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser, acrescente um pouco de molho de pimenta.

Espalhe o recheio sobre a massa coberta com os queijos e coloque o requeijão cremoso por cima em colheradas ou tiras.

recheiotortamexicana.png

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 15 minutos para que a base fique firme e o requeijão derreta. Antes de servir, distribua o coentro ou a salsinha por cima.

Esta quantidade serve duas pessoas como um lanche ou refeição leve. Se quiser, acrescente uma boa salada ou então acompanhe de outros deliciosos pratos da culinária mexicana. 🙂

tortamexicanapronta.png

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram