Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo de paçoca de amendoim

Bolo de paçoca de amendoim

Dia de São João merece comemoração à altura. Por isso, nada mais justo do que um incrível Bolo de paçoca de amendoim com cobertura de doce de leite e mais paçoquinha.

Sim, eu sei que é um exagero — um exagero deliciosamente irresistível, isso sim. Mas cá entre nós, quantas vezes por ano você come um bolo desses? Aliás, eu fiz o bolo inteiro e comi só um pedaço contido, tímido. E não me arrependo em nada.

Por isso, livre-se da neura e permita-se deixar a culpa de lado. Aproveite seu pedacinho de alegria e indulgência. E amanhã você volta à rotina, retoma a alimentação mais saudável. Muito mais feliz e empolgada. 😉

Feliz Festas Juninas! E viva São João!

Bolo de paçoca de amendoim

Para o bolo de paçoca:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa rasa de fermento químico em pó
1 pitada de sal
3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
3 ovos
1/3 de xícara de leite
1 xícara de paçoca (eu usei a Paçoca caseira, clique AQUI para acessar a receita)

Para a cobertura do bolo de paçoca:
3 colheres de sopa de doce de leite (usei leite condensado cozido na pressão)
1/4 de xícara de leite
1 colher de chá de manteiga
1/4 de xícara de paçoca (eu usei a Paçoca caseira, clique AQUI para acessar a receita)

Peneire a farinha de trigo, o fubá, o fermento e o sal em uma tigela. Reserve.

Coloque a manteiga e o açúcar mascavo em outra tigela e bata até formar um creme homogêneo (pode ser na batedeira ou na mão mesmo). Junte as gemas, uma a uma, batendo bem entre as adições. Acrescente o leite e bata novamente para integrar bem.

Aos poucos, vá despejando os ingredientes secos e misturando delicadamente (sem bater) até não haver mais grumos. Adicione, então, a paçoca, também sem bater. Reserve.

Bata as claras em neve e envolva à massa, misturando delicadamente para não perder a aeração.

Despeje em uma assadeira com furo no meio (23cm. de diâmetro) e leve ao forno preaquecido em 180º C por 45-60 minutos, dependendo do seu forno (depois de 30 minutos, faça o teste do palitinho para saber se está assado — se precisar, deixe assar mais).

Enquanto o bolo assa, coloque o doce de leite e o leite em uma panelinha e misture. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até que dissolva completamente. Acrescente a manteiga e a paçoca e continue mexendo até começar a engrossar. Quando atingir ponto de brigadeiro mole, desligue o fogo.

Desenforme o bolo quando já estiver morno e, então, espalhe a cobertura sobre ele. Se quiser, salpique com um pouquinho mais de paçoca por cima

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram