Você está aqui:  / Como fazer / Doces, bolos e sobremesas / Como fazer paçoca ou paçoquinha caseira de amendoim

Como fazer paçoca ou paçoquinha caseira de amendoim

Eu tenho um problema sério com o inverno, não sei conviver bem com ele — é fato. Depois que descobri as roupas térmicas, acho que as coisas melhoraram, mas acho que nunca vou me acostumar com os dias frios que fazem doer os ossos (os meus doem, os seus não?).

Mas talvez para amenizar a minha birra com o mês de junho, existam as Festas Juninas, as quermesses e as suas comidinhas maravilhosas. Dentre todas elas, minha queridinha é a paçoca de amendoim. Amo comer pura, às colheradas, gosto mais ainda de mergulhar rodelas de banana nela e, em primeiríssimo lugar, me deleito com uma bela caneca de Canjica com amendoim, com muita paçoquinha por cima.

Lembro de, bem pequena, abrir a embalagem com cuidado para não desperdiçar nenhum grãozinho da famosa Paçoca Amor que meu avô trazia quando voltava da rua. Só de pensar, consigo sentir o sabor inigualável da paçoca. Ao longo dos anos ele mudou bastante, a textura já não é mais a mesma. Mas felizmente reencontrei a lembrança ao testar esta receita que encontrei anotada num cantinho de página do livro da Vó Nair.

Por ser uma riqueza de família, obviamente não poderia deixar de trazer para cá e registrar a dica. Um excelente motivo para você comemorar as festividades juninas, não acha?

Como fazer paçoca ou paçoquinha caseira de amendoim

1 xícara de amendoins torrados sem pele
1/2 xícara de açúcar (branco ou mascavo ou metade de cada)
1/4 de xícara de farinha de mandioca tostada
1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou liquidificador e pulse algumas vezes até atingir a textura preferida (eu gosto de deixar a paçoca mais fininha).

Dica: eu prefiro a paçoca menos doce, por isso costumo diminuir a medida de açúcar que consta na receita pela metade e geralmente uso açúcar mascavo ou de coco. Mas, segundo minha mãe, a proporção descrita é o equilíbrio exato entre amendoim, açúcar e o crocante da mandioca, por isso mantive as medidas originais.

Você pode servir a paçoca solta em copinhos com colherinhas ou moldá-la com um copinho ou cortador cilíndrico. Para a foto, usei um cortador e um copinho para pressionar e formar as “rolhas”. Veja na foto acima.

Lembre-se que por não adicionarmos gordura, as paçoquinhas ficarão menos firmes (exatamente como era a paçoca Amor, lembra?).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Andreia Teixeira

    /

    Deduzi a quantidade de farinha de mandioca e completei com farelo de aveia e acrescentei 5 sementes de cardmono moída na hora.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram