Você está aqui:  / Sanduíches / Choripán com molho chimichurri (sanduíche argentino de linguiça)

Choripán com molho chimichurri (sanduíche argentino de linguiça)

ChoripanComChimiChurri_CozinhandoPara2ou1

Choripán nada mais é do que a mistura das palavras chorizo (linguiça) com pán (pão), um sanduíche super tradicional na Argentina. Para mim, nada mais é do que uma versão um pouquinho mais adulta do meu amado hot dog, uma alternativa bem temperada e muito saborosa.

Com a proximidade das terras argentinas com os pampas, o sanduíche cruzou as fronteiras e virou o “salsipão”, a versão brasileira que geralmente é servida no esquema de self-service no sul do país.

Até que demorou, mas finalmente ele chegou aqui. Uma dica de lanche rápido e diferente para matar aquela fome fora de hora; seja um jantar rápido ou aquela boquinha depois da balada.

Choripán com molho chimichurri (sanduíche argentino de linguiça)

Para a montagem do sanduíche:
1 baguete pequena ou pão francês
1 linguiça fininha defumada
1 colher de chá de maionese

Para o Molho Chimichurri:
1 xícara de ervas frescas (salsa, orégano, tomilho, cebolinha, manjericão, hortelã etc.)
1/4 de cebola pequena picada
4 tomatinhos cereja picados (opcional)
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
1/4 xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre de vinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Primeiro, prepare o molho chimichurri. Você pode picar tudo muito bem com a faca e misturar com o azeite e o vinagre ou então colocar tudo no processador.

Dica: há duas versões do chimichurri, uma somente com as ervas e outra com um pouco de tomate ou tomates secos. Eu gosto de trazer um pouco do nosso tradicional Molho vinagrete, por isso coloquei uns tomatinhos. E, como processei tudo junto, o meu molho ficou alaranjado (e delicioso do mesmo jeito!).

Depois, aqueça uma frigideira antiaderente, corte a linguiça na metade (no sentido do comprimento) e doure-a na frigideira, dos dois lados. Eu usei uma linguicinha artesanal mas, se preferir, você pode usar uma normal.

Faça um corte no meio do pão, espalhe a maionese, coloque a linguiça e distribua bastante molho por cima. Sirva em seguida, ainda bem quentinho.

Guarde o restante do molho na geladeira e use-o com saladas, sobre fatias de pão, carnes assadas ou outros sanduíches. Ele dura, em pote fechado, cerca de 4 a 5 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Yami

    /

    🤣🤣🤣🤣 é sério que você comparou uma linguiça com uma salchicha?
    Olha você pode fazer um bom choripan no Brasil com uma boa linguiça, mas desculpa essa receita sua ofende muito o choripan!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Yami, acho que você não leu a receita com atenção.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram