Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Tartare de salmão com avocado

Tartare de salmão com avocado

 

TartareDeSalmaoComAvocado_Cozinhandopara2ou1

Se tem uma culinária que eu admiro ela é a oriental, principalmente a japonesa. Acho simplesmente incrível a capacidade que eles têm de equilibrar os diferentes sabores criando uma experiência gustativa realmente completa (sabe aquela história de ativar todas as regiões da língua, ao mesmo tempo que estimula a visão é o olfato?).

É por isso que tem tantas receitas orientais por aqui ou então as referências a esta cozinha sempre acabam pipocando aqui é ali.

Pois este tartare é uma feliz combinação de um prato tipicamente francês com toques da gastronomia japonesa. O salmão, bem condimentado e super fresco é a estrela do prato é a cereja do bolo é o avocado, que traz uma cremosidade e um toque doce. Ou seja, uma dose caprichada de ômegas e muita gordura saudável que contribui para a diminuição do colesterol é o correto funcionamento do cérebro e de todos os outros órgãos do nosso corpo.

Porque, afinal, não basta somente matar a fome, comida deve também alimentar a alma e nutrir o corpo. Se for tão gostosa como essa, então, aí é difícil ficar longe da perfeição. 😉

Tartare de salmão com avocado

400g. de salmão limpo (sem pele)
1 cebola roxa pequena bem picadinha
1 colher de sopa de alcaparras bem picadinhas
1 colher de sopa de pepino em conserva (picles) bem picadinho
1 colher de chá de gengibe ralado ou bem picadinho
2 colheres de sopa de cebolinha bem picadinha
1 colher de chá de wasabi (opcional)
1 a 2 colheres de sopa de molho shoyo
1/2 limão siciliano espremido
1 avocado (ou meio abacate não muito maduro)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece cortando o avocado em cubinhos. Pingue sobre eles umas gotinhas de limão e misture para que não escureça.

Depois é a vez de cortar o salmão, que pode ser um filé ou então retalhos dele, em cubinhos de mais ou menos meio centímetro (não deixe nem muito grande nem muito pequeno). Coloque em uma tigela.

Junte a cebola, as alcaparras, o pepino, o gengibre e metade da cebolinha e misture bem. Coloque o shoyo, o wasabi, mexa mais uma vez, e tempere com o limão (lembre-se de que o peixe vai cozinhando em contato com ele, então o ideal é misturar rapidinho e já servir rapidinho para que seu tartare não fique borrachudo).

Divida o salmão temperado em dois pratos (se quiser, use um aro para moldá-lo), coloque metade do avocado por cima. Tempere com sal, pimenta do reino e um fiozinho de azeite e finalize com o restante da cebolinha. Sirva logo em seguida.

Estas quantidades rendem duas porções, que podem ser acompanhadas de uma salada de folhas. Se preferir, divida em até 6 porções menores para servir como entradinha (fica lindo em copinhos de shot).

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram