Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Sem glúten / Torta de banana com doce de leite e suspiro (sem glúten)

Torta de banana com doce de leite e suspiro (sem glúten)

TortaDeBananaSemGluten_CozinhandoPara2ou1

Uma das coisas de que eu mais gosto na vida é de me manter aberta a descobrir novas possibilidades. Desde novas formas de fazer as mesmas coisas até a provar novos sabores.

A necessidade de diminuir a quantidade de glúten da minha alimentação me fez fugir do óbvio e buscar outras possibilidades, principalmente de sobremesas. Há opções, sim, mas acredito que o grande segredo de quem precisa se adaptar a dietas restritivas por motivos de saúde é quebrar paradigmas, pois as possibilidades ficam reduzidas e aí é preciso ousar um pouquinho.

A primeira vez que vi esta base de torta feita de grãos de bico confesso que torci o nariz e tive certeza de que não ficaria boa. E, para provar meu pressentimento, resolvi prepará-la só para poder falar mal com propriedade só que acabei me surpreendendo lindamente com o resultado.

Adorei a textura, bem crocante, e o fato de que o sabor fica bem suave e, se a gente não diz, ninguém consegue dizer do que é feita. E foi por isso que depois da Torta de Cebolas Caramelizadas, pensei logo em tentar uma versão doce com a mesma base.

Eu achei ótima e todo mundo que a experimentou, elogiou muitíssimo. Obviamente não contei qual era o ingrediente secreto justamente para ter um feedback mais sincero e ninguém conseguiu descobrir. Meu pai, que é super chato para comer e não gosta nem de ouvir o nome “grão de bico” comeu feliz, achou que o segredo era o doce de leite (sabe de nada, inocente!) e até hoje não acreditou quando eu disse que era justamente isso. Segundo ele, NUNCA comeria grão de bico sem perceber — mas comeu E GOSTOU! 🙂

Portanto fica aqui a dica, seja para quem tem restrições alimentares e precisa optar por receitas sem glúten, por quem está tentando evitá-lo ou então para quem não tem medo de experimentar novas possibilidades.

Torta doce de banana com doce de leite e suspiro (sem glúten)

Para a base de torta de grão de bico:
1 xícara de grãos de bico ou de farinha de grão de bico
1/3 xícara de azeite
1 colher de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de açúcar

Para o recheio de banana com doce de leite:
2 bananas nanicas em fatias finas
1/2 xícara de doce de leite
1 clara de ovo
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de açúcar
Raspas de meio limão

Coloque o grão de bico em uma tigela e cubra com água, deixando-a uns 3 dedos acima dos grãos. Deixe de molho por 6 horas. Depois jogue fora a água do molho e enxague com água corrente.

Coloque no copo do liquidificador o azeite, os grãos de bico e a linhaça e bata até que vire uma pasta (se precisar, adicione algumas poucas colheres de água). Caso esteja usando a farinha de grão de bico, junte-a com 1/3 de xícara de água.

Coloque o açúcar e misture bem até ficar uma massa homogênea. Com ela, cubra o fundo e as laterais de uma forma de 20 cm. de diâmetro com fundo removível e fure a massa com um garfo para que não estufe. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos ou até que fique firme e comece a dourar.

ComoFazerTortaDeBananaSemGluten_CozinhandoPara2ou1

Retire a massa do forno e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, aqueça uma frigideira untada com um fiozinho de azeite e grelhe as bananas. Cubra o fundo da massa com o doce de leite e depois distribua a banana por cima.

Bata a clara com a pitada de sal e, quando estiver firme, adicione o açúcar e as raspas de limão — não precisa bater muito mais. Espalhe o suspiro por cima da torta e salpique mais um pouquinho de raspas de limão.

Retorne ao forno preaquecido em 180ºC por mais uns 10 a 15 minutos, até que o suspiro fique douradinho. Você pode servir a torta ainda morna ou mantê-la na geladeira.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Jane

    /

    Estou navegando pelo teu blog há horas
    e estou fascinada pelos teus artigos. É lindo, as comidas parecem deliciosas para mim e muito bom conteúdo.
    Continua com este trabalho.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Jane. Agradeço pela visita e pelas palavras carinhosas! É este tipo de retorno que me faz ter certeza de que devo continuar 🙂
    Grande abraço e volte sempre!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

dezenove − dois =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram