Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Tortas e quiches / Vegana / Vegetariana / Torta de cebolas caramelizadas com base de grão de bico (calorias reduzidas, sem glúten)

Torta de cebolas caramelizadas com base de grão de bico (calorias reduzidas, sem glúten)

TortaDeCebolasCaramelizadasComBaseDeGraoDeBico_CozinhandoPara2ou1

Eu sou adepta e defensora da alimentação baseada no bom senso, no equilíbrio. É por isso que não me canso de repetir que acredito que pode tudo: desde a sobremesa natureba sem um grãozinho de açúcar até uma friturinha deliciosa. Sem exageros, sempre.

Confesso que justamente por isso, os extremos me incomodam: do “churrasco” de melancia aos adeptos inveterados da junkie food a todo custo. E ter bom senso é saber equilibrar as escolhas de modo que uma não prejudique a outra (e vice-versa).

Tenho uma certa birra da Bela Gil, mas como geralmente quando assisto TV ligo direto no GNT e sigo a programação sem mudar de canal, acabo assistindo um programa ou outro dela entre os meus preferidos. E certo dia, enquanto esperava começar o da Rita Lobo, vi a moça preparar esta torta. Base de grãos de bico: sim, muito estranho, mas era recheada com cebolas vagarosamente caramelizadas e lindas, que eu tanto amo. E foi isso que me chamou a atenção.

Como nada nessa vida é por acaso, logo em seguida tive uma crise de alguma coisa que me fez passar muito mal, fui parar no hospital e, com a suspeita de uma intolerância alimentar, o médico me proibiu de ingerir qualquer coisa que tivesse glúten e lactose. Confesso que meu mundo desabou porque se existe alguma coisa neste mundo que me deixe realmente nervosa é restrição e eu não estava psicologicamente preparada para viver sem nada que contivesse trigo ou leite.

Tentando sobreviver com alguma dignidade e pouquíssimo conhecimento prático dessa nova restrição alimentar, comecei a buscar registros de receitas #semglúten e #semlactose nas minhas referências, no meu repertório. Confesso que foram poucos itens identificados, mas de repente me vi pensando em preparar uma receita da Bela Gil. E justamente aquela torta com massa de grão de bico que eu tinha achado tão estranha.

Já que a graça da vida é quebrar paradigmas e descobrir novas possibilidades, acabei me apaixonando por este prato: lindo, leve e saudável, que me deixou bem alimentada e feliz. E eu juro que esta base de grão de bico não é nada estranha quando a gente come: de tão suave, não dá nem para desconfiar que não seguimos uma receita tradicional, cheia de farinha de trigo e muito glúten!

Recomendo MESMO. Principalmente porque essas cebolas caramelizadas são puro amor. <3

Torta de cebolas caramelizadas com base de grão de bico (calorias reduzidas, sem glúten)

Para a base de torta de grão de bico:
1 xícara de grãos de bico ou de farinha de grão de bico
1/4 de xícara de azeite
2 pitadas de sal
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 colher de sopa de alecrim picado

Para o recheio da torta de cebolas caramelizadas:
350g. de cebola (preferencialmente roxa ou echalote, mas pode ser da branca)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (opcional)
Azeite

Coloque o grão de bico em uma tigela e cubra com água, deixando-a uns 3 dedos acima dos grãos. Deixe de molho por 6 horas. Depois jogue fora a água do molho e enxague com água corrente.

Coloque no copo do liquidificador o azeite, junte os grãos de bico, a linhaça e bata até que vire uma pasta. Se for usar a farinha de grão de bico, junte-a com o azeite e 1/3 de xícara de água.

Coloque o sal e o alecrim (eu não usei porque não gosto muito) e misture bem até ficar uma massa homogênea. Com ela, cubra o fundo e as laterais de uma forma de 20 cm. de diâmetro com fundo removível e fure a massa com um garfo para que não estufe.

ComoFazerBaseDeTortaDeGraoDeBico_CozinhandoPara2ou1

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos ou até que fique firme e comece a dourar.

Para o recheio, corte as cebolas ao meio e, em seguida, em fatias finas. Aqueça uma frigideira, unte com um fiozinho de azeite e deixe a cebola caramelizar, mexendo de vez em quando, por mais ou menos uns 30 minutos. Se quiser, acrescente o vinagre balsâmico — esta parte foi invenção minha, mas acho que ele dá um sabor ainda mais interessante para as cebolas e as deixa mais coradinhas.

Recheie a torta com a cebola caramelizada e sirva em seguida. Se quiser, enfeite-a com florzinhas comestíveis.

Estas quantidades rendem 4 pedaços médios (uma refeição leve para 2 pessoas). Para acompanhar, prepare uma linda salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Monica

    /

    Fiz e a minha massa grudou toda na forma (de vidro) não precisa untar? O sabor ficou ótimo!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Monica, a receita original da Bela não indica que a forma seja untada e quando eu fiz também não untei e foi tranquilo. A quantidade de azeite da massa deveria ter ajudado a não grudar, mas talvez seja o fato de ter usado forma de vidro… por via das dúvidas, unte da próxima vez.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Philomena Bassani Mitidiero

    /

    Por favor, a massa de grão de bico pode ser usada para fazer quiche, ir ao forno já com o recheio, sem pré assar?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Philomena, você pode usar a massa para fazer quiche, mas ela precisa ser preassada (se você colocá-la no forno já com o recheio ela não vai ficar crocante).
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Ana Elisa S

    /

    Oi! O grão de bico é cru mesmo?

  • Ellen Boppre

    /

    Oiii lindona, me indique qual outros recheios caem bem nesta torta?

  • FERNANDA

    /

    Olá, em que momento adiciono a linhaca a receita?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fernanda.
    A linhaça entra no liquidificador com o grão de bico.
    Abraço!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram