Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo verde de limão

Bolo verde de limão

BoloVerdeDeLimao_CozinhandoPara2ou1

Tenho certeza que vai ter gente pensando: “ué, mas ela acabou de reclamar dos corantes e aditivos químicos e agora me vem com esse bolo verde?” Sim, é exatamente isso.

Se tem uma coisa que eu defendo com todas as forças aqui é o equilíbrio. Como já disse, tudo pode — desde que sem exagero. Confesso que até gastei alguns bons momentos pensando em alternativas mais naturais para deixar o bolo verde assim (e elas existem!), mas a memória afetiva falou mais alto e desta vez eu acabei cedendo.

Afinal, quantas vezes NA VIDA você pretende preparar este bolo verde? Eu sei que não prepararei muitos, mas o farei todas as vezes que der vontade. Porque ele me lembra das tardes deliciosas na casa da vó Nair, com aqueles cafés da tarde que começavam pontualmente às 15 horas e iam até o anoitecer, cheios de cores, sabores, perfumes e risadas que fazem um carinho no coração até hoje.

E quem ė que vai dizer que isso não é saudável? (Além do mais, eu não estava me preparando para um exame médico, não é mesmo? 😉 )

Bolo verde de limão

Para o bolo verde de limão:
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
1/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 limão espremido
1/2 xícara de iogurte natural
1/2 pacote de gelatina sabor limão

Para a cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 limão espremido
Colheres de água, se necessário
Raspas de limão para decorar

Em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha e o fermento. Reserve.

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o limão, o iogurte e a gelatina (como diminuí a receita original do bolo pela metade, usei só meio pote de iogurte e meio pacote de gelatina). Bata tudo até obter um creme homogêneo.

Coloque este creme batido sobre os ingredientes secos peneirados e misture para integrar bem. Despeje a massa em uma forma com buraco no meio pequena (17cm. de diâmetro), untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido em 180º C por mais ou menos 30 minutos ou até que o palitinho espetado no bolo saia limpo.

Tire a assadeira do forno e espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar.

Para a cobertura, misture o caldo de limão ao açúcar para fazer uma pasta. Se ela ficar muito firme, acrescente água pouquinho a pouquinho, só até ser possível despejar a cobertura sobre o bolo. Distribua as raspinhas de limão por cima. Se conseguir, espere a cobertura ficar durinha e quebradiça antes de servir — eu não consegui! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comentários

  • Paula

    /

    Bom dia! Descobri seu blog qdo vim morar com meu namorado r me aventurar na cozinha! Amo suas receitas e dicas de porções reduzidas! Vc está de parabéns pela ideia do blog!!! Mas me surgiu uma dúvida! Qual o tamanho de assadeira q vc usa pra esse bolo? É o tamanho padrão? Essa semana comprei uma assadeira de torta pra tentar fazer sua receita, tem 28 cm de diâmetro, mas fiquei com medo q ela seja mt grande!! O q acha?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Paula.
    Obrigada pelas visitas e pelo comentário. Fico realmente feliz em saber que as minhas porções reduzidas têm feito parte dos seus dias com o namorado 🙂
    O padrão para mim são sempre os tamanhos menores. No caso da forma de buraco no meio para bolo ou pudim, a minha tem 17cm. Desculpe não ter incluído essa informação no post, já vou editá-lo para acrescentar esse detalhe. Se você usar a de 28cm, o seu bolo vai ficar bem baixinho…
    Beijo e volte sempre!

  • adriana

    /

    Oi Luciana
    Eu fiquei confusa com relação a quantidade
    A partir dos ingredientes vc utilizou a metade dos mesmos? É isso ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Adriana, a receita “inteira” usa o pote todo de iogurte e o pacote completo de gelatina. O que expliquei é que, como dividi a receita pela metade, só utilizei metade das embalagens, ok?
    Beijo e volte sempre! 🙂

  • adriana

    /

    Entendi, obrigada!! 🙂

  • Vick

    /

    Excelente receita!Qeu bom ter encontrado em seu site por acaso, já salvei nos favoritos. (:

  • Silvia Teles

    /

    Adoro esse bolo, minha vó sempre fazia para mim e meus irmãos. Obrigada por divulgar a receita. Abs

  • Sil

    /

    Amo esse bolo, obrigada por publicar a receita. Abs

  • Marília

    /

    Oi Luciana, desculpe perguntar, mas queria saber se eu usar o pote de iogurte e o pacote de gelatina inteiros, devo dobrar o restante de ingredientes?

    Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Marilia. Não precisa se desculpar por perguntar, aqui não temos censura nesse sentido, não! 🙂
    Isso mesmo, para usar o pote de iogurte é só dobrar também os demais ingredientes.
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram