Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Matinais / Reaproveitamentos / Mini suflês ou omeletes de forno

Mini suflês ou omeletes de forno

OmeleteDeForno_CozinhandoPara2ou1

Participo de alguns grupos no Facebook que não têm nada a ver com comida, mas um assunto que sempre acaba surgindo é a dificuldade que quem não sabe cozinhar tem para se alimentar de forma minimamente saudável para variar o macarrão instantâneo, os sanduíches congelados ou os restaurantes deliveries.

Minha resposta é quase que padronizada: acabo dizendo que há muitas opções de receitinhas super fáceis e práticas que não exigem tanta experiência na cozinha e esta omelete ou suflê simplificado é um ótimo exemplo disso — além das 40 receitas fáceis e práticas para um jantar rápido.

Ovos são sempre práticos e é muito fácil armazená-los (já leu as dicas Comprando, armazenando e preparando ovos de galinha?). Para quem mora sozinho, há a possibilidade de comprar meia dúzia e até por unidade em algumas mercearias menores. E, além dos tradicionais ovos fritos, cozidos ou mexidos, a omelete também é super fácil de preparar. Então não há desculpa: praticidade nota mil. Sem contar que dá para usar praticamente tudo que estiver na sua geladeira, principalmente as sobrinhas.

Mini suflês ou omeletes de forno

Ovos
1 a 2 colheres de sopa de recheio* para cada forminha
Tempero a vontade (sal, pimenta do reino, ervas desidratadas, páprica, lemon pepper etc.)
Queijo parmesão ralado
Forminhas de empada ou de muffins

Ligue o forno em 180ºC.

Se suas forminhas não forem antiaderentes ou de silicone, unte-as com um pouquinho de azeite. Eu costumo pingar gotas de azeite no fundo e espalhá-las com um guardanapo ou pedaço de papel toalha. Eu tenho uma forma única com os buraquinhos para muffin/cupcake.

Depois, coloque em cada forminha o recheio que você usará e tempere a vontade.

ComoFazerOmeleteDeForno_CozinhandoPara2ou1

Quebre os ovos em separado (para evitar que um que esteja estragado não estrague os outros) e coloque-os em uma tigela ou prato fundo. Bata-os com um garfo ou fouet até ficarem homogêneos e começarem a espumar. Com cada ovo geralmente dá para fazer duas forminhas, mas isso pode variar dependendo do tamanho do ovo e da forminha.

Coloque o ovo batido por cima dos recheios até uns 2 dedos abaixo da borda pois o ovo vai crescer bastante enquanto assa e pode derramar. Distribua um pouquinho de queijo ralado e leve as forminhas ao forno que já deve estar quente e deixe assar por 15 a 20 minutos — o tempo vai depender muito do seu forno e do tamanho das forminhas, então fique de olho a partir dos 15 minutos e, se depois desse tempo você quiser deixar seus mini omeletes mais douradinhos, suba a temperatura para 220ºC e não se distraia para que não virem carvõezinhos. 😉

O rendimento vai depender das quantidades que você usar. Sirva como um lanche ou acompanhamento — esta é uma ótima dica também para um café da manhã ou brunch.

*Sugestões de recheios:
. queijos ou frios picadinhos ou ralados
. legumes picadinhos
. verduras cozidas e bem escorridinhas (espinafre, escarola, brócolis etc.)
. azeitonas, alcaparras, palmito, milho verde, ervilhas e outras conservas
. atum ou sardinha em lata escorridos
. sobras de carne ou frango picadinhos ou desfiados (carne moída também vale)
. cogumelos em conserva, cozidos ou passados na frigideira com um pouquinho de manteiga
. ricota, cottage, requeijão, cream cheese ou creme de ricota (cuidado pois eles tendem a expandir quando quentes, por isso use no máximo 1/2 colher de sopa)
. BACON! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Ana P.

    /

    Lu, adoro suas receitas, seus posts e histórias; aliás já me acho tão íntima de você que te chamo de Lu mesmo, tudo bem? kkkk
    Comecei a morar sozinha no ano passado e sobrevivi muito tempo comendo fora ou só a base de miojo, lasanha congelada e delivery, mas resolvi estrear o fogão novinho quando uma amiga indicou a receita do gratinado preguiçoso no seu site. Foi uma revolução na minha cozinha, e também na minha vida, nossa vc não tem noção de como mudei minha alimentação e agora vivo tentando preparar alguma coisinha ou outra (principalmente molhos para macarrão como o de calabresa da sua nonna e o branco com sardinha que viciei ou então tortas como a de pão velho, já virou minha especialidade, kkk). Acontece que não sei quase nada do básico, pois ao contrário de você minha mãe nunca gostou de cozinhar e não cheguei a conhecer minhas avós. 🙁
    Adorei esta ideia de fazer mini omeletes e tenho certeza que é mais difícil de errar, mas simplesmente amo omelete tradicional mesmo e nunca acerto, sempre transformo em ovo mexido, kkkk.
    Pode parecer bobo pra vc mas o que acha de dar umas dicas para preparar uma omelete perfeita? Tenho certeza que você deve arrasar e acho que só vc mesmo vai conseguir explicar direitinho para eu entender!
    Beijo e obrigada desde já!
    Ana

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana. Obrigada pelo tanto de carinho neste seu comentário. Você não imagina como eu fico feliz em saber que provoquei mudanças tão significantes na sua vida. É tão gostoso saber que algumas das sementinhas que estou espalhando por aqui realmente vingam <3
    Bom, vamos lá: nenhuma pergunta ou dúvida é boba, nunca. E estou sempre super aberta a responder às perguntas de vocês.
    Prometo que prepararei com carinho um post com dicas para preparar uma omelete (sempre tem uns segredinhos que ajudam). Só acho que a perfeição vem da prática, então o segredo é ir praticando que uma hora a sua fica perfeita.
    Por enquanto, dá uma olhada na nossa categoria "Como fazer", que tem algumas receitinhas básicas para quem está começando que acredito que podem te ajudar neste início (http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/category/como-fazer). E espero que logo você esteja arriscando as receitas mais elaboradas também.
    Um beijo e volte sempre 🙂

  • Silvia Seixas

    /

    Acabei de fazer Lu! Ficaram ótimos! Beijo com saudades.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram