Você está aqui:  / Carnes / Linguiça assada com tomate, cebola e batata doce

Linguiça assada com tomate, cebola e batata doce

LinguicaAssadaComLegumes_CozinhandoPara2ou1

Comida do dia a dia, para mim, não pode ser aquela sempre igual, sem graça. Pelo contrário: quanto mais especial, melhor — e isso não significa gastar rios de dinheiro no supermercado. O negócio é usar aqueles ingredientes simples, de sempre, e prepará-los de forma que o prato final fique diferente, delicioso e bonito.

Ganhei uma linguiça com alho super gostosa e não sabia como iria servi-la. Eu nunca tinha preparado linguiças assim; esta receita eu encontrei por acaso. Coincidentemente (ou não), recebi a atualização do blog Sal de Bolinha, da Marina Maria, com esta sugestão. Óbvio que não perdi tempo e, como já tinha os outros ingredientes necessários, meu almoço estava resolvido.

Sugestão simples e saborosa que pode ser adaptada com o que tiver na geladeira — a mais ou a menos. Muito fácil de preparar, o trabalho maior é dourar as linguiças e arrumar tudo na assadeira. Algum tempo depois, sua comida já está na mesa. Adorei, Marina! 🙂

250g. de linguiça fresca
1 batata doce grande (ou 2 batatas pequenas)
2 tomates pequenos
1 cebola
4 dentes de alho
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de azeite
Folhas de manjericão
Sal e pimenta do reino a vontade

No lugar das batatas usadas pela Marina, usei uma batata doce grande que estava na geladeira. Tirei apenas as partes mais irregulares e lavei bem ainda com a casca.

Para começar, corte os legumes. A batata doce é pré-cozidas: coloque os pedaços em uma panela, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte cinco minutos e escorra.

Enquanto a batata doce esfria, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira no fogo alto e doure a linguiça de todos os lados para dar uma “corzinha” pra ela.

ComoFazerLinguicaComLegumes_CozinhandoPara2ou1

Arrume os legumes na assadeira e tempere com a outra colher de azeite, o vinagre balsâmico, sal e pimenta. Misture para que o tempero fique distribuído uniformemente e coloque a linguiça entre eles.

Leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 45 minutos ou até que as batatas estejam douradas e a linguiça completamente cozida. Rasque as folhas de manjericão por cima e sirva em seguida (eu estava tão empolgada com o cheirinho maravilhoso de comida gostosa que acabei esquecendo do manjericão).

Esta quantidade serve duas pessoas. Eu servi com uma Farofa de ervas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram